6.6 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

Cuidados, prevenção e combate contra a dengue são reforçados pela Agevisa

imagem-1708084430.webp
Segundo estudos 80% dos criadouros estão dentro das residências ou em terrenos baldios

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), está intensificando as orientações sobre os cuidados, prevenção e combate à dengue. A Agevisa reforçou o monitoramento e análise das informações epidemiológicas e vetorial, fez a distribuição de insumos para o controle do Aedes e encaminhou materiais educativos, e promoveu a capacitação e assessoramento das equipes técnicas das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Cacoal.

Segundo o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, estudos têm mostrado que, até 80% dos focos de criadouros do Aedes aegypti estão dentro das residências ou em terrenos baldios.

MEDIDAS ORIENTADAS

População pode combater o mosquito evitando acumular lixo e objetos que possam servir de criadouros para o mosquito

Manter bem tampado tonéis; caixas e barris de água; lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana; trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixo em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; acondicionar pneus em locais cobertos; fazer sempre a manutenção de piscinas; tampar ralos; colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento; não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas; lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.

BOLETIM

De acordo com a Agevisa, durante o período mais chuvoso do chamado inverno amazônico, boletins epidemiológicos com os números dos casos de dengue, zika e chikungunia serão publicados quinzenalmente. Na estiagem voltará a ser mensal.

Fonte: Valbran Junior / Fotos: Lucas Maximus / Secom – Governo de Rondônia

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles