Camargo ouviu as reivindicações e se colocou à disposição para intermediar audiência com a bancada federal
Ao observar um grupo de indígenas se manifestando nas escadarias da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (30) em Porto Velho, o deputado Delegado Camargo (Republicanos) chamou uma comissão de representantes para conversar em seu gabinete. Integrado pelas líderes Txai Suruí, e Ivaneide Bandeira (Neidinha), o grupo apresentou uma pauta extensa ligada aos povos indígenas, especialmente no que diz respeito ao PL 490/2007, que trata do marco regulatório para as demarcações indígenas, áreas de reservas, unidades de conservação e avanço do garimpo e da extração de madeira nas áreas indígenas.
Durante a reunião, o deputado apresentou documento protocolado em Brasília na última semana, quando esteve na Fundação Nacional do Índio (Funai) e no Ministério dos Povos Indígenas, onde solicitou informações sobre os povos indígenas que vivem em Rondônia e as ações do governo federal para atender os interesses da comunidade.
Sabedor de que as tratativas sobre terras indígenas e os povos originários competem ao poder do governo federal, Camargo se colocou à disposição para intermediar uma reunião entre os representantes indígenas e a bancada federal, em Brasília, para que se discuta as reivindicações. “Nós estamos aqui na Assembleia para servir e não poderíamos deixar esses representantes dos povos originários sob o sol quente, nas escadarias sem a devida atenção. Como não cabiam todos em nosso gabinete, sugerimos que destacassem uma comissão para que pudéssemos conversar sobre as pautas da manifestação, buscando garantir o seu direito à liberdade de manifestação e ouvindo de perto os seus pedidos”, disse o deputado.
Ainda durante a conversa, Camargo falou da sua atuação da Assembleia Legislativa, respondeu perguntas sobre as pautas que defende no legislativo estadual, procurou saber um pouco mais da luta indígena, da atuação dos movimentos e se colocou à disposição para pleitear junto ao governo federal o espaço de discussões pertinentes à causa indígena.
Texto: Jocenir Sérgio Santanna/Assessoria parlamentar
Foto: Luciana Oliveira