O objetivo é fortalecer parceria com o Setor Comercial e destacar o empenho do estado no desenvolvimento do empreendedorismo e na criação de um ambiente favorável
O Encontro de Juntas Comerciais mostra pioneirismo de Rondônia na política de fortalecimento econômico e empresarial. Aulão reuniu mais de mil estudantes em Porto Velho. Reforma no Hospital Regional de Guajará-Mirim segue com avanços na área de acabamentos. Essas e outas ações estão entre os destaques da semana do governo de Rondônia.
- DESENVOLVIMENTO
Presidentes de todas as Juntas Comerciais do Brasil se reuniram esta semana para o encontro nacional da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), em Porto Velho. O grupo convidou o governo de Rondônia para a solenidade de abertura do encontro nacional, a fim de reiterar a parceria do Setor Comercial com os órgãos da administração pública, bem como para enaltecer os feitos do estado com foco no desenvolvimento do empreendedorismo e consolidação de políticas públicas, que endossem o mantra da Fenaju, assim como do empresariado; criação de ambientes favoráveis de negócios, principalmente no que diz respeito à desburocratização e parceria com investimentos e crédito ao fortalecimento comercial.
- ECONOMIA
O objetivo foi destacar as ações do estado no desenvolvimento do empreendedorismo e na implementação de políticas públicas que promovam a desburocratização e o fortalecimento comercial. A participação do governo reflete o compromisso com a criação de um ambiente de negócios favorável, facilitando investimentos e acesso a crédito para o setor empresarial.
- ENEM 2024
Mais de mil estudantes do 3º ano do ensino médio da Rede Estadual de Ensino de Porto Velho participaram na segunda-feira (12), do “Aulão Tô Ligado no Enem 2024”, evento realizado no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho. A iniciativa, promovida pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é parte de um desempenho contínuo para melhorar a qualidade do ensino e preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste projeto que envolve o aulão, professores experientes da plataforma ‘Revisa Enem’ abordam os principais tópicos cobrados no Enem e em vestibulares, realizados em todo o país.
- OBRAS FUNCIONAIS
A reforma do Hospital de Guajará-Mirim está avançando, e já alcançou 73% de conclusão. A Obra, que é acompanhada pelo governo de Rondônia, entrou na fase de acabamento com ampliação de revestimentos e melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas, climatizações, aplicação de textura na fachada externa das alas Norte e Sul, incluindo a área de ampliação da enfermaria; instalação de portas com visores na Ala Pediátrica e Ala Adulta; e executada a parede de gesso na divisa entre a cozinha e o refeitório.
- AGRICULTURA FAMILIAR
Com o recebimento dos alimentos dos municípios de Cerejeiras, Cabixi e Pimenteiras do Oeste, o governo de Rondônia encerra a primeira etapa do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual). Os primeiros produtores beneficiados foram dos municípios de Colorado do Oeste e Chupinguaia, seguidos de Vilhena e Corumbiara. O PAA Estadual 2024 foi lançado em abril deste ano, quando o governo anunciou a disponibilidade de cerca de R$ 3 milhões para aquisição de alimentos da agricultura familiar.
- PRIMEIRA INFÂNCIA
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), realizou a campanha “Agosto Verde – Mês da Primeira Infância”, focada em fortalecer vínculos familiares e o desenvolvimento infantil, especialmente em comunidades de difícil acesso. A campanha, iniciada em 29 de julho, percorreu seis comunidades ribeirinhas, incluindo o distrito de Demarcação e São Carlos, onde foram realizadas rodas de conversa, cadastramento no CadÚnico, e entrega de enxovais para gestantes.
- PROMOÇÃO À SAÚDE
Com o intuito de debater os desafios para dar maior visibilidade às ações de vigilância sanitária que promovam a saúde, o governo de Rondônia deu início na terça-feira (13) à 6ª Semana de Vigilância Sanitária, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), em Porto Velho. O evento reuniu técnicos da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) e profissionais que trabalham na vigilância sanitária de todas as regiões do estado.
- EDUCAÇÃO
Rondônia foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep como o 6º estado com a melhor educação do Brasil e o 2º na região Norte, conforme o Ideb 2023. O estado apresentou avanços significativos nos anos iniciais do ensino fundamental e estabilidade nas séries finais. No ensino médio, Rondônia alcançou 4,2 pontos, destacando-se no cenário nacional. Esse progresso é resultado de estratégias implementadas pela Seduc, incluindo o projeto ‘Saeb: Nossa Meta é você!’ e programas de formação continuada para professores, além de capacitações em gestão escolar.
- DESENVOLVIMENTO E LAZER
O município de Porto Velho está recebendo importantes obras de infraestrutura, incluindo a revitalização do Parque do Abobrão, na zona Sul, com 30% da obra já concluída. Orçada em R$ 3 milhões, a revitalização faz parte do projeto Governo na Cidade, em parceria com os 52 municípios de Rondônia. A obra inclui a drenagem do campo de futebol, alambrado da quadra poliesportiva, calçadas, além de novas instalações como estacionamento, sede administrativa, playground, quadras de areia, e campos de futebol.
- PINTANDO A LIBERDADE
Com o intuito de incentivar a prática esportiva, foram entregues pelo governo de Rondônia ao projeto “IfroAtleta Cidadão”, do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), na terça-feira (13), 50 bolas de futebol de salão e de campo. A entrega aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em Porto Velho.
- CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO
O município Guajará-Mirim está recebendo, pela terceira vez, a campanha de imunização do governo de Rondônia “Operação Vacinação Sem Fronteiras”. A campanha aconteceu nas cinco unidades básicas de saúde da cidade, em escolas, ramais da área rural, como Surpresa, Iata, Comara, Ramal do Seringueiro e na Linha do quilômetro 22, além da alfândega. A operação foi organizada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), em parceria com o município.
Fonte
Texto: Governo de Rondônia
Fotos: Governo de Rondônia
Secom – Governo de Rondônia