O Governo de Rondônia realizou uma inovadora ação lúdica educativa de trânsito, para estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marcelo Cândia, localizada no Bairro Mariana, zona Leste de Porto Velho. A ação contou com participação de 120 alunos, em palestra realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), na quinta-feira (7).
Diferenciando-se das palestras tradicionais, o evento, destinado aos alunos do 5° ano com idade entre 9 a 11 anos, teve participação especial do diretor-geral da Autarquia, Léo Moraes; da diretora da Escola Pública de Trânsito (EPT), Junaia Freitas, e da diretora da Escola, Irmã Carmen Bassegio. A apresentação dos bonecos habitáveis “Vidinha” e “Ligadinho”, juntamente ao boneco “Didico”, desempenhou um papel primordial, cativando a atenção de todo os alunos presentes. Também houve sorteio de bicicletas.
“O objetivo da ação é contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e responsável no Estado”, disse Junaia Freitas. Além disso, como parte do encerramento, a equipe do Detran-RO realizou o sorteio de duas bicicletas, proporcionando momentos de alegria e interação. A iniciativa, ainda contemplou a pintura “Arte na Pele”, tornando o evento educativo, marcado por experiências memoráveis para os participantes.
O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes expressou sua satisfação com a ação lúdica educativa, destacando a importância de iniciativas inovadoras para promover um trânsito mais seguro. “Estamos comprometidos em educar as futuras gerações sobre a responsabilidade no trânsito, e eventos como esse são essenciais para construir um ambiente rodoviário mais consciente”, ressaltou.
A diretora da Escola Marcelo Cândia, Irmã Carmen Bassegio ressaltou sua gratidão pela iniciativa, destacando como a atividade de “Arte na Pele” adicionou uma dimensão artística e marcante ao evento. “É inspirador ver o comprometimento do Detran-RO em educar, e também enriquecer a experiência dos estudantes com atividades que ficarão guardadas na memória”, pontuou.
Fonte
Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa e Anderson Parente
Secom – Governo de Rondônia