Com objetivo de estimular a população masculina sobre os cuidados com a saúde, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), pediu a participação dos servidores da Autarquia quanto ao movimento Novembro Azul, mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata.
“Com o fim do mês de outubro e das orientações do Outubro Rosa, a Coordenadoria de Qualidade (Cquali) inicia o mês com apoio ao movimento Novembro Azul, pois é importante alertar os servidores sobre os cuidados com a saúde do homem e o combate ao câncer de próstata”, destacou a coordenadora da Cquali, Claudiene Dias da Silva.
COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA
Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença.
É importante ressaltar que na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura, e por isso é tão importante o diagnóstico precoce. Sinais como dor óssea, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen são sintomas da fase avançada da doença.
Conforme informações de profissionais da área de Saúde, homens que possuem histórico familiar de câncer de próstata e negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer. A obesidade também é um fator de risco que deve ser considerado.
Homens com idade a partir dos 45 anos, com histórico da doença na família e negros, e a partir dos 50 anos sem estes históricos, devem consultar o urologista, mesmo que não apresentem os sintomas. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Fonte
Texto: Jarlana Serra Davy
Fotos: Ivi Fideles e Daniel Garcia
Secom – Governo de Rondônia