A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa-RO) realizou, na quinta-feira (10), uma reunião no auditório da instituição, em Porto Velho, para definir as estratégias e atividades do evento Agevisa em Ação com os parceiros que irão atuar nas atividades programadas. A iniciativa, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, será realizada no dia 14 de novembro de 2024, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada na Vila DNIT.
Durante o encontro, o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, destacou a importância da reunião. “Este é um momento crucial para alinharmos todas as ações e garantirmos que o evento atinja seu principal objetivo, que é conscientizar a população sobre a prevenção do diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis. A união dos parceiros é fundamental para o sucesso da iniciativa.”
A coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Gerleide Monteiro, também ressaltou as tratativas em torno do evento. “Estamos trabalhando para que a ação não seja apenas um evento de conscientização, mas um espaço de promoção ativa da saúde. Queremos envolver a comunidade e nossos parceiros em ações concretas que ajudem na prevenção de doenças, especialmente as crônicas, como o diabetes. Nossa expectativa é que a iniciativa deixe um legado de cuidado e prevenção.”
O evento reforça um compromisso do governo do estado com a vigilância em saúde da população. “O governo tem um compromisso firme com a saúde da população, e eventos como o Agevisa em Ação são essenciais para aproximar ainda mais a comunidade das ações de prevenção e cuidado, consolidando o nosso papel de promover a saúde pública com responsabilidade e eficiência”, enfatizou o diretor-geral da Agevisa.
PARCEIROS
Participaram da reunião os parceiros: Secretaria Estadual de Saúde (Sesau); Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), Secretaria Municipal da Assistência Social de Porto Velho (Semasf), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Associação Beradeiros e Centro de Arte e Cultura Escolar Francisco Lázaro dos Santos (Laio).