Conhecido no mundo empresarial pela sigla DDS, o Diálogo Diário de Segurança é uma conversa curta e rotineira para se ter com os trabalhadores e colaboradores da empresa. Na Concreaço da Amazônia, durante o DDS são tratados principalmente assuntos pertinentes à segurança no ambiente de trabalho. Além disso, a equipe é direcionada sobre os alvos, metas e políticas da empresa, com o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre a importância de cada um dos temas abordados.
O Diálogo Diário de Segurança serve ainda para que a equipe possa conversar sobre os riscos que o ambiente pode apresentar e, principalmente, sobre como evitá-los. Durante o DDS, são dadas dicas, por exemplo, sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), são abordados cuidados com a saúde, a organização e limpeza do ambiente de trabalho, as rotinas de trabalho e ainda como o meio ambiente pode e deve ser abordado.
“É uma metodologia que permite abordar diferentes temas a partir da visão dos trabalhadores, criando um ambiente favorável para expor os riscos e ideias ou ações preventivas que vão melhorar a segurança e saúde de todos”, explica o diretor da Concreaço da Amazônia, Antônio Bisconsin.
Por acontecer rotineiramente e envolver todos os colaboradores da empresa, torna-se ainda um ótimo momento para descontração e também para fortalecer a união de toda a equipe. Estabelecer um diálogo entre os trabalhadores e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho é extremamente benéfico e um dos principais meios de se atingir uma cultura plena de Segurança do Trabalho.
“Um dos objetivos do DDS é promover a saúde dos trabalhadores e trabalhadores saudáveis podem ser mais motivados, produtivos e faltar menos. Outro objetivo do DDS é a prevenção de acidentes e quando temos trabalhadores informados sobre os riscos ocupacionais e sabendo como lidar com eles adequadamente, eles possuem menos chances de se envolver em acidentes de trabalho”, detalha o Engenheiro de Produção da Concreaço, Dhiony de Sousa Oliveira, um dos responsáveis pela execução do DDS na empresa.
Segundo ele, o Diálogo Diário de Segurança torna-se ainda um ótimo meio de se adquirir a confiança da equipe, pois desta forma todos os trabalhadores sentem-se valorizados.
“O DDS pode se tornar um ótimo diferencial para uma empresa, pois para os trabalhadores é bem melhor trabalhar em uma empresa preocupada com a saúde de todos. Por ser algo que envolve todos e é realizado periodicamente, a chance de ser efetivo é grande e motivará o maior número de trabalhadores possível a terem cuidados com a SST (Saúde e Segurança do Trabalho) e com a própria saúde”, completa.
Ou seja, na Concreaço da Amazônia o Diálogo Diário de Segurança se tornou um ótimo passo para um ambiente de trabalho seguro e saudável, com trabalhadores motivados e engajados sempre da melhor forma possível.
(Giliane Perin p/ Grupocal)