2.6 C
Nova Iorque
sexta-feira, dezembro 20, 2024

Buy now

spot_img

Doação da Itália fortalece atuação da ASSDACO no tratamento de pacientes oncológicos

Italia

Na última semana foi realizada em Cacoal a entrega de diversos materiais adquiridos com recursos destinados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Associação Assistencial São Daniel Comboni (ASSDACO). O valor de 50 mil reais teve origem na Conferência Internacional de Roma, presidida pelo Santo Papa Francisco, e foram redistribuídos entre as dioceses que preenchiam os requisitos estabelecidos pelo doador. Cacoal pertence à Diocese de Ji-Paraná, sob o comando do Bispo Norberto Foerster. Pelo trabalho prestado em prol dos pacientes de câncer, o São Daniel Comboni foi um dos beneficiários deste ato de amor e fé cristã.

Compartilhando do objetivo de prevenir o sofrimento e garantir a maior efetividade do tratamento dos pacientes oncológicos, a escolha da destinação do recurso reuniu toda a equipe da Oncologia, líderes da ASSDACO, líderes religiosos, assistentes sociais e filantropos, sob a coordenação da senhora Aparecida de Miranda (Cidinha). O valor foi destinado à aquisição de cateteres, uma das grandes prioridades no momento.

Presente no momento da entrega, o Pároco da Diocese de Cacoal, padre Johnnis Marthis Parteli, destacou a importância do trabalho realizado pela ASSDACO e lembrou aos presentes que o Hospital São Daniel Comboni não atende apenas os munícipes de Cacoal, mas sim a população de todos os municípios da região.

Por sua vez, a Dr.ª Márcia Aparecida de Oliveira, médica oncologista, explicou a importância da utilização dos cateteres durante o tratamento dos pacientes e o motivo deste item ter sido o eleito para a aquisição com o recurso recebido. “Os cateteres, além de possuírem alta durabilidade podendo ficar de 3 a 4 anos implantados no paciente, reduzem os riscos de rompimento das veias e melhoram a efetividade do tratamento”, destacou.

Na oportunidade, um dos membros da ASSDACO, o senhor José Pereira, evidenciou a dificuldade da aquisição deste item, sobretudo em um momento em que a Associação está sem recursos por não poder realizar os leilões beneficentes, em virtude da pandemia do coronavírus. Já Cidinha, coordenadora de eventos da ASSDACO, reforçou a necessidade da manutenção da Associação fortalecida e atuante na luta contra o câncer.

João Paulo Pichek, presidente da Câmara de Vereadores e filho do senhor Paulo Pichek, membro da Associação, esteve presente durante toda solenidade e externou sua gratidão aos trabalhos desenvolvidos ali pela ASSDACO, reforçando a necessidade de apoio por parte da população.

O senhor Claudemir Borghi, presidente da Associação Assistencial São Daniel Comboni, agradeceu a presença da imprensa e a união de todos os envolvidos com este projeto. “Só quem realiza o atendimento ou acompanha um paciente oncológico sabe o quanto representa a aquisição desses materiais”, desabafou.

Img 5346

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles