“A corrupção, criminalidade, violência e a desigualdade social são os principais desafios da segurança pública no Brasil”
Ao fazer o uso da palavra na sessão ordinária desta segunda, 18/04, o vereador Dr. Paulo Henrique (PTB) destacou que a segurança pública deve ser levada a sério pelos gestores públicos. Daí a importância do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG/Cacoal). A Segurança Pública é uma das atribuições do Estado para garantir à população as condições de qualidade de vida e confiança para trabalhar, empreender, investir, gastar, construir a própria carreira, constituir família e viver uma vida feliz.
Dados da Segurança Pública
Em comparação entre 2020/2021 os números da violência diminuíram em Cacoal. Foi fechado o primeiro quadrimestre sem nenhuma morte por homicídio doloso. Os dados são da Polícia Militar de Rondônia.
De acordo com a Polícia Militar, o crime de estupro foi o que mais teve aumento significativo (37/5%). A situação mais provável está relacionada a aglomeração de pessoas em virtude da pandemia.
Em Cacoal, os crimes de violência doméstica foram reduzidos de 502 para 433 (diferença de 13,91%). Já em Rondônia crimes de feminícidio tiveram um aumento de 29% durante a pandemia, segundo dados divulgados pelo Fórum de Segurança Pública. É um cenário preocupante.
“Rondônia ocupa o sexto lugar no Brasil nos índices desse tipo de crime. Apesar dos esforços dos Poderes e da própria sociedade, os resultados do enfrentamento à violência contra a mulher não se apresentam na velocidade e urgência que a situação exige. Um exemplo claro é aqui em Cacoal, até hoje o Prefeito de Cacoal não implementou a Lei 4.721/21 de nossa autoria que versa sobre o combate a violência doméstica” destacou o vereador.
A corrupção, criminalidade, violência e a desigualdade social são os principais desafios da segurança pública no Brasil.
Assessoria de Imprensa/CMVC