A dupla Cuyabano e Douradense, que foi formada em 2007 em Cacoal, homenageia o engenheiro agrônomo Assis Canuto, goiano de Itumbiara, que em Rondônia também foi deputado federal, ex-vice-governador, prefeito de Ji-Paraná, coordenador Regional do Incra em Rondônia e Acre.
A dupla, admiradora do trabalho desenvolvido por Assis Canuto, resolveu prestar-lhe uma homenagem por ser um grande e honesto homem, um ser humano que é respeitado e sempre soube respeitar, quando ele comemora seus 80 anos bem vividos, de bons serviços prestados como homem público. O repertório da dupla, agora, fica mais enriquecido com a letra composta pelo Douradense “Homenagem ao Assis Canuto”.
Letra: HOMENAGEM AO ASSIS CANUTO
Composição: Douradense (Oscar de Souza Costa – Cacoal (22.05.2021):
No mês de abril de 1941,
nasceu um menino
exatamente dia 21,
em Itumbiara
estudou pra valer
e se formou engenheiro agrônomo,
filho de uma família guerreira,
um pai, irmão uma mãe
companheira que sempre
valorizou o ser humano.
Refrão
Assis Canuto de uma
história brilhante,
nasceu em Goiás mais
viveu em Rondônia dias
importantes,
Assis Canuto tem
momentos de glória,
hoje o maior presente é
saber que o passado é de
grande vitória.
Solo
Foi coordenador regional
do Incra, do Acre e Rondônia,
desenvolveu projetos
de grande importância
na nossa Amazônia,
hoje prestamos essa homenagem
a um grande amigo bem mais que irmão,
Assis Canuto exemplo de vida,
grande companheiro,
pessoa querida que sempre
lutou pela população…
Assis Canuto de uma história brilhante,
nasceu em Goiás mais viveu
em Rondônia dias importantes,
Assis Canuto tem momentos de glória,
hoje o maior presente é saber
que o passado é de grande vitória
Solo
Com seriedade ele já foi prefeito
de Ji-Paraná, já foi deputado federal
e isso eu posso confirmar,
bem no norte do nosso Brasil,
na beleza da nossa Amazônia,
reside um homem de valor
que por ser honesto e trabalhador
chegou ser vice-governador de Rondônia…
Assis Canuto de uma história brilhante,
nasceu em Goiás mais viveu
em Rondônia dias importantes,
Assis Canuto tem momentos de glória,
hoje o maior presente é saber
que o passado é de grande vitória.
CUYABANO E DOURADENSE: FOI ASSIM QUE TUDO COMEÇOU
No ano de 2007, Oscar de Souza Costa residente no município de Cacoal-RO, nascido em Dourados MS, hoje conhecido como Douradense, iniciou em uma brincadeira a tocar viola, sendo uma viola de 10 cordas, até então não havia despertado em si o dom de cantar ou até mesmo ser violeiro. Um dia conversando com seu amigo José aparecido Xavier (Joseph) também residente no município Cacoal, nascido em Cuiabá-MT, hoje conhecido como Cuyabano, que já atuava na área da música desde a infância, decidiram então formar uma dupla sertaneja, CUYABANO e DOURADENSE, ambos de família humilde.
A fim de ajudar a manter a tradição, cantando a musica sertaneja raiz, popular moda de viola, gravando então o primeiro CD “TRÊS ESTADOS TÃO QUERIDOS”, homenageando o MS, MT e Rondônia, com 15 musicas, sendo 11 de autorias próprias, tendo uma com a participação de Brasão e Brasãozinho.
A dupla Cuyabano e Douradense sempre buscou manter a simplicidade acima de tudo, pois a viola é considerada por eles um instrumento divino e que merece consideração e respeito, pois já esteve e sempre está nos palcos de grandes artistas.
Com aproximadamente 8 meses de dupla, isso já em 2008, receberam um convite para participar de um DVD gravado no centro histórico de são Francisco do Sul-SC, denominado “CAIPIRAS EM ALTO MAR”, com a participação de vários artistas de renome como Joaquim e Manoel autores da música boate azul, umas das músicas mais tocada no meio sertanejo, também Brasão e Brasãozinho, dupla dos grandes nomes sertanejos raiz, entre outros.
Cuyabano e Douradense, hoje conhecidos e com músicas tocando em vários lugares do Brasil, em 2009 receberam um convite para gravar um DVD com 10 músicas em Corumbá-MS, no pantanal sul mato-grossense, denominado “OS CAIPIRAS NO PANTANAL”.
Em 2010, já com vários shows e contatos feitos na região norte, viram a necessidade de fazer um novo trabalho, gravar o segundo CD em estilo diferente do primeiro CD, procurando não fugir da área sertaneja e manter o sertanejo raiz, buscando assim agradar a todos.
Neste mesmo ano, com o projeto JN no ar Cacoal a dupla recebe a graça de ser sorteada para receber a equipe do jornal nacional. Sugeriram então falar com Ernesto Páglia, repórter da Globo, sobre o trabalho já realizado aqui na região. A dupla recebeu o convite para participar do programa cantando uma de suas composições, a canção “Três Estados tão queridos” que é uma homenagem a MS, MT e Rondônia.
“Como cada um de nós tem uma história, essa é a história da dupla, Cuyabano e Douradense”.