10.8 C
Nova Iorque
quarta-feira, dezembro 18, 2024

Buy now

spot_img

Educação: Mariana Carvalho defende votação de proposta do Novo Fundeb

Deputada Federal Mariana Carvalho faz parte do grupo de parlamentares que ajudou na elaboração do texto do Novo Fundeb, fundo que garante o financiamento da Educação Básica

20200713 150647 0000 768x432 2

A deputada federal Mariana Carvalho é uma das mais atuantes parlamentares na defesa da Educação Brasileira. A parlamentar que é vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara defende a aprovação do novo Fundeb, o fundo composto por cerca de dois terços dos recursos que financiam a Educação Básica no País. Em vigor desde 2007, ele atende à Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A previsão legal é de que o Fundeb seja extinto em 31 de dezembro de 2020. 

Mas, se isso acontecer, alerta a deputada, o ensino público vai parar. Isso por que os recursos que compõem o Fundo são utilizados para o pagamento de salários dos professores e outros profissionais da Educação, assim como para a manutenção, reforma e construção de escolas e creches, compra de material pedagógico e até para o transporte escolar.

Para que haja garantia de que essas e outras ações mantidas pelo Fundeb não parem, tramita na Câmara a PEC 15/15. Um dos objetivos é que o Fundeb tenha continuidade após a data prevista para ser extinto e mais que isso: que ele possa se tornar uma política pública permanente. Mariana Carvalho faz parte da Comissão Especial que analisa a proposta e a discutiu durante o ano de 2019. Ela explica que estabelecendo o Fundeb na Constituição como algo permanente haverá a garantia de que os recursos para a Educação não sejam retirados, mas que estejam assegurados independentemente de governo. 

A proposta é relatada pela deputada Professora Dorinha (TO) que, recentemente, reconheceu o apoio de Mariana na luta por mais recursos e qualidade para a Educação. Com as alterações feitas pela relatora na PEC 15/15 se espera que haja inclusive uma melhor distribuição dos recursos do Fundeb, para que os municípios mais pobres possam receber mais verbas e investir em seus alunos, já que estes, em sua maioria, só contam com os recursos do Fundo para aplicar na Educação. 

A proposta ainda prevê que a União, ou seja o Governo Federal, tenha uma participação maior na composição do Fundo. Hoje, o Fundeb recolhe verbas públicas dos Estados e Municípios e depois cobra da União 10% do que foi arrecadado. A ideia essa porcentagem  gradativamente. 

O trabalho de Dorinha, Mariana e outros deputados que compõem a Comissão Especial já recebeu o apoio de vários líderes dos mais diferentes partidos. Vários deles apresentaram requerimentos de urgência e de inclusão na ordem do dia da Câmara, para que a proposta seja votada o quanto antes. 

“É importante que o tema entre em discussão e esse apoio de diversos partidos é importante, pois estamos tratando de algo que está acima de qualquer posicionamento político. Desde sua criação, o Fundeb ajudou a melhorar a Educação no Brasil e, agora, é o momento de se pensar em reduzir ainda mais as desigualdades pois elas ainda são gritantes. Esse é o melhor instrumento que temos hoje e por isso precisamos de sua aprovação”, defende a deputada Mariana Carvalho. 

A previsão é de que a proposta do novo Fundeb seja votada nas próximas semanas.  (Da Assessoria).

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles