O Ministério Público de Rondônia (MPRO) esteve presente à solenidade de posse de dez Juízes Substitutos do Poder Judiciário, realizada na última quinta-feira (19/9), em Porto Velho. Na ocasião, a instituição destacou a expectativa dos cidadãos por acolhimento e correta aplicação da Justiça. “Quando o cidadão recorre ao Judiciário, o faz na certeza de que será acolhido. Ali é a última etapa para terem seus direitos assegurados”, afirmou o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Eriberto Gomes BarrosoO ato solene de posse foi conduzido pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Raduan Miguel Filho, com a presença de representantes de instituições do sistema de Justiça, servidores e familiares.
Em discurso, o integrante do MPRO deu as boas-vindas ao novo grupo de magistrados, formado por seis mulheres e quatro homens, enfatizando a importância e a responsabilidade do cargo em que foram investidos.
Falando aos empossados, afirmou que o jurisdicionado, quando entrega seu problema à Justiça, seja ele de ordem criminal ou civil, o faz para que receba o que lhe foi prometido pelo ordenamento jurídico: a esperada justiça.
Adiante, o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico aconselhou os novos juízes a atuarem com serenidade, analisando não apenas a letra fria da lei, mas o contexto e colocando, acima de tudo, o elevado espírito de Justiça. “Façam como os pássaros, que semeia para, depois, se alimentarem dos frutos das árvores. Semeiem a Justiça por onde passarem, para que dela toda a sociedade desfrute.”, disse.
Também estiveram presentes à cerimônia o Corregedor-Geral da Defensoria do Estado, Hans Lucas Immich; a presidente da Associação dos Magistrados (Ameron), Juíza Fabíola Inocêncio; a Secretária-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, advogada Aline Silva; o Procurador do Estado Kherson Soares, entre outras autoridades.
Posse Desembargador
Na sexta-feira (20/9), o Subprocurador-Geral Jurídico também prestigiou a cerimônia de posse do Juiz Aldemir de Oliveira no cargo de Desembargador do TJRO. O Magistrado ingressou no Poder Judiciário de Rondônia em 1990, por meio do VI Concurso para Ingresso na Magistratura.
Fonte: MP/RO