A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) retoma gradativamente os atendimentos presenciais nos escritórios regionais do Estado. Desde o primeiro decreto estadual publicado em março, decretando estado de calamidade pública em virtude da pandemia do novo coronavírus, os escritórios regionais suspenderam os atendimentos presenciais e deram início ao home office.
Neste período, apenas alguns atendimentos essenciais eram realizados com hora marcada, para evitar aglomeração e seguindo todas as medidas de segurança. Além disso, as visitas em campo foram canceladas, salvo em caso de extrema necessidade.
No escritório regional de Pimenta Bueno, a Emater superou 90% de atendimento de forma virtual. Seja por telefone, WhatsApp, redes sociais ou outras plataformas, onde a média de atendimentos chegou a 1.100 por mês na região que engloba também os municípios de Cacoal, Espigão D’Oeste, Ministro Andreazza, São Felipe e Primavera de Rondônia.
Neste período, houve investimento em capacitações virtuais e palestras junto aos produtores rurais. A participação dos produtores superou as expectativas do gerente regional da Emater, Samuel Guedes Borges e de toda a sua equipe.
RETORNO DAS ATIVIDADES
Aos poucos, a Emater tem retornado ao seu atendimento normal. A direção do órgão forneceu todos os equipamentos de proteção individual, indispensáveis neste momento de pandemia, e equipou todos os escritórios com álcool gel, sanitizantes e outros produtos de higiene
“Nosso retorno em Pimenta e nos outros escritórios regionais da Emater estão obedecendo todos os pontos dos decretos, bem como as recomendações dos órgãos sanitários. Mantivemos os funcionários do grupo de risco em home office e retornamos com os demais em regime de escala, mantendo menor número de pessoas nas salas. Além disso, estamos mantendo distanciamento durante o atendimento, restrição do número de pessoas dentro dos escritórios e enfatizando o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel”, detalhou o gerente regional.
Em relação às visitas de campo, conforme explicou Samuel Borges, a princípio o foco será voltado aos projetos prioritários, como leite, café, agroindústrias e no atendimento às demandas solicitadas pelos produtores.
“Tudo isso mantendo o máximo de cuidados, o distanciamento e sendo objetivo nas visitas, gerando resultados com baixo risco aos servidores e aos produtores. Estaremos constantemente vigilantes, acompanhando os desdobramentos dos decretos do governo e as normas municipais. Tudo para adequarmos nosso atendimento de acordo com as regras de cada município”, finalizou o gerente regional da Emater no Território Rio Machado.
(Giliane Perin – Secom – Governo de Rondônia)