As descobertas da neurociência sobre o comportamento do consumidor estão auxiliando pequenos e médios empresários brasileiros a criar estratégias para aumentar as vendas. O especialista em neurociência do comportamento humano, Claudio Rosa, que tem 30 anos de experiência, e é sócio da empresa de treinamentos em vendas – Sales Prime – afirma que a busca por estudos da neurociência colocam empresas brasileiras em pé de igualdade com estrangeiras.
Um mapa completo sobre o comportamento do consumidor, é o que a neurociência do comportamento tem oferecido a empresários mais audaciosos no Brasil. A área, em franco crescimento no exterior, ainda engatinha no Brasil, mas já apresenta números impressionantes nas médias e pequenas empresas brasileiras. O especialista em neurociência do comportamento, Cláudio Rosa, explica a relevância da área.
“Identificamos uma procura cada vez maior por estudos ligados à neurociência do comportamento humano com impactos diretos nas vendas. Vendedores de todo o Brasil já estão aderindo às técnicas avançadas que esta nova área propõe para alavancar seus desempenhos e lograr êxito profissional. Na Sales Prime, identificamos o aumento da procura por treinamentos de vendedores brasileiros em mais de 45% em 2022”, explica o expert.
O especialista explica que a neurociência comportamental é o ramo da neurociência que estuda o comportamento de humanos e outros animais a partir de bases biológicas e ambientais. Ela se concentra na análise da conexão entre neurotransmissores e fenômenos psicológicos associados à atividade biológica. Um mapa complexo mas eficaz quando aplicado às rotinas de vendas, por exemplo.
“A neurociência busca compreender de que maneira o cérebro influencia no comportamento, nas funções cognitivas. Neurociência cognitiva – aborda o pensamento, aprendizado e memória. Neuroanatomia – estuda a estrutura anatômica dos componentes do sistema nervoso e suas funções. Neurofisiologia – pesquisa as funções do sistema nervoso. Um conjunto de avaliações que tem feito a diferença”, explica o especialista.
*Cláudio Luís Rosa, empresário, com mais de 30 anos de experiência em vendas e gestão comercial. Formado em Administração, com MBA em Inteligência Competitiva e Mentoria Sistêmica, somado a Neurociência comportamental. É especialista em Neurociência do consumo. Já atuou em centenas de palestras em todo o país. É atualmente sócio da Sales Prime, uma das melhores empresas de vendas do Brasil.