Branco será cor preferida de 37% dos entrevistados; parte dos brasileiros fará simpatias para entrar em 2020 com mais dinheiro. Gasto médio com comemoração deve ser de R$ 322; 28% vão festejar virada do ano em casa
Tradicionalmente, a virada do ano é um momento bastante aguardado
pelas pessoas no mundo inteiro. A esperança de renovação cria um clima
de comemoração entre muitos brasileiros que se preparam para passar o
Réveillon com roupa nova. Um levantamento feito em todas as capitais
pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço
de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que mais da metade (54%) dos
consumidores pretende comprar alguma peça de roupa, sapatos ou
acessórios para festejar a chegada de 2020 —número que chega a 59% entre
as mulheres. Os gastos com as compras e celebrações do Réveillon, como
viagens, ceia, clubes, saídas a bares ou restaurantes, deverão ser, em
média, de R$ 321,57, embora 39% ainda não tenham se decidido sobre
quanto vão desembolsar.
A cor da roupa também traz um simbolismo que remete aos desejos e
objetivos para o próximo ano. O tom preferido para a noite de ano novo
continua sendo o branco, citado por 37% dos que pretendem comemorar a
virada. O azul, que representa tranquilidade e confiança no futuro, será
opção de 8% dos entrevistados e o amarelo, que para muitos simboliza
dinheiro, é a escolha de outros 6%. Completam o ranking as cores
vermelha, preta, rosa e dourada, cada uma com 3% das menções.
Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, esse
movimento deve impulsionar o comércio com as compras de roupas e
produtos para o Ano-Novo. “Além de os dias pós-Natal serem um período em
que muitos consumidores realizam a troca de presentes, os varejistas
têm a chance de aproveitar o momento para gerar novas compras”, afirma a
economista.
A pesquisa também mostra que 87% dos consumidores já decidiram onde
pretendem comemorar a chegada de 2020. A maior parte deve passar o
Réveillon na própria casa (28%), mas 13% planejam viajar, 10% celebrar a
ocasião na casa de familiares e outros 10% na igreja.
Outro costume muito comum no Brasil é a realização de “simpatias”. Dados
do levantamento revelam que um terço (32%) dos entrevistados fará algum
ritual de ano novo em 2020, sobretudo para ganhar dinheiro (16%),
encontrar ou manter um amor (6%), pagar as dívidas (6%), conseguir um
emprego (5%) e comprar uma casa (5%).
Para a economista-chefe do SPC Brasil, com a chegada de um novo ano
aumentam as expectativas de milhões de brasileiros por um tempo mais
próspero. “Muitos pedem uma `ajudinha´ para sorte, o que até funciona
como uma forma interessante de traçar metas. Mas é importante perceber
que, no caso dos objetivos financeiros, a melhor estratégia é sempre
fazer um bom planejamento. De nada adianta desejar o fim das dívidas e
entrar o ano novo gastando mais do que pode”, orienta Marcela.
Fonte: CNDL/SPC BRASIL