Lavoura da família conta com 144 hectares de plantio em produção. O café Specialty Robusta Nério possui o selo da Plataforma Global do Café, emitido pela Emater/RO e é totalmente rastreado pela Plataforma de Rastreabilidade da Caferon, a Associação dos Cafeicultores da Região das Matas de Rondônia
Os cafés especiais do tipo Robusta Amazônico produzidos em Rondônia cada vez mais estão caindo no gosto dos rondonienses, de brasileiros de todos os cantos do país e já tem conquistado também lugar de destaque pelo mundo.
Após a participação em feiras nacionais e internacionais, Juan Travain levou para a família Bianchini-Travain a proposta de compartilhar com o mundo o “sabor e o aroma” dos cafés especiais cultivados no estado.
Hoje, o grupo Specialty Robusta Nério, de Cacoal (RO), exporta o Robusta Amazônico rondoniense para países da Ásia e da Europa. Além de Juan, o grupo é gerenciado pelos irmãos Jucelino Bianchini, Jucemar Bianchini e Igor Travain, sempre sobre o olhar atento e com todo o apoio do patriarca Nério Bianchini.
“Cada um tem a sua tarefa para cuidar do nosso café. Um fica mais com o comércio, outro cuida da roça, outro administra a questão do pessoal e é bonito de ver a organização deles. A cada 15 dias se reúnem para discutir sobre o café. Eles têm o mundo nas mãos, através da internet eles sabem qual a produção de café no mundo todo, qual o consumo, as carências, o que tem de novidade. Eles descobrem o gosto, o paladar, de cada país”, admira-se Nério.
Atualmente com uma produção de 12 mil sacas, a lavoura da família conta com 144 hectares de plantio em produção. Ao todo, 70% dessa produção é destinada à exportação, enquanto 30% atende o mercado interno. O café é comercializado em grão cru, em sacas de 60 quilos.
Mas além do café cultivado pela família, o grupo Specialty Robusta Nério somou forças e exporta parte da produção de outros 17 cafeicultores da Região “Matas de Rondônia”, Identidade Geográfica para uma região que abrange 15 municípios rondonienses. A IG garante ao café produzido nesta região, a certeza da qualidade e das características exclusivas do local onde é cultivado.
Tribuna Popular conversou com Nério, que conta a história do Specialty Robusta e ressalta o comprometimento da família para exportar para o mundo o café produzido em Rondônia.