Espigão do Oeste/RO – O município é diferenciado dos demais pela sua proximidade com reservas indigenas das etnias Suruis, Cinta Larga e Aporinã. A presença tão próxima da população indígena trouxe ao município uma responsabilidade a mais na manutenção das reservas. Um bom exemplo é na questão da educação indígena, que é feita pela Seduc, através da Representação de Ensino de Espigão do Oeste, que atualmente conta com uma equipe técnica pedagógica só para desenvolver a educação indígena.
A equipe coordenada pela professora Vera França Taurino realiza todo o acompanhamento pedagógico das escolas indigenas da reserva Cinta Larga. As ações da equipe têm como objetivo prestar apoio técnico durante o planejamento, execução e avaliação das aulas ministradas pelos professores índios e não índios que atuam dentro das aldeias indigenas. Todo o trabalho anual é feito com planejamento antecipado pela equipe técnica que periodicamente visita as escolas dentro da reserva em um trabalho de campo, onde acompanha de perto todo o progresso dos alunos diante das atividades propostas pelos educadores. As lideranças das comunidades indígena Cinta Larga têm participado desse trabalho desenvolvido pela professora Vera França e sua equipe, participando dos encontros pedagógicos e discutindo as prioridades das escolas.
Hoje a educação indígena desenvolvida nas aldeias é de qualidade. Uma prova disso é a grande freqüência dos alunos durante as aulas.