É na zona abdominal que se acumula a gordura visceral. Pode não ser visível, mas a verdade é que está lá e pode acabar por ser prejudicial. Estômago, fígado e pâncreas acabam por ser alguns dos órgãos mais afetados. Existem alguns sintomas que deve começar a estar atento.
“Ter uma grande circunferência abdominal é um dos sinais. Nas mulheres não deve ser maior do que 88,9 centímetros. Nos homens não deve ultrapassar os 101,6 centímetros. Se for superior é provável que tenha gordura visceral”, explica o cirurgião Antonio Cueva.
Também se o Índice de Massa Corporal (IMC) for de 30 ou superior pode ser um sinal de gordura na zona abdominal. Apresentar uma ‘barriga de cerveja’ é outro dos sinais refere o médico.
Deve também preocupar-se com a pressão arterial. “A gordura visceral está associada à pressão alta”, continua.
Para a tentar reduzir, algumas das sugestões do médico John Angstadt passam por deixar bebidas doces e com álcool. “Aumente também a atividade física, como caminhadas ou corridas”, refere.
Retirar da alimentação alimentos com elevado teor alcoólico acaba por ser outras das dicas. É o caso das batatas fritas, por exemplo. “Faça também mais refeições com fibras. Vai fazer com que fique cheio por mais tempo.”
Entre os principais riscos da gordura visceral estão a diabetes, doenças cardíacas e ainda a hipertensão.
Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL