O governo de Rondônia deu um passo decisivo na luta contra o crime organizado ao assinar nesta quinta-feira (8), o Acordo de Cooperação Técnica celebrado com outros oito estados da Amazônia Legal, durante o 28º Fórum de Governadores que acontece no Palácio Rio Madeira (PMR), em Porto Velho. O acordo, firmado com os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Maranhão, Amapá e Pará, tem como objetivo fortalecer a segurança pública, especialmente nas regiões de fronteira e divisa interestadual, por meio da atuação conjunta das polícias estaduais.
A parceria é um marco no combate ao crime nas áreas mais vulneráveis da região. A iniciativa busca através da união de forças, coordenar operações policiais de alta complexidade, facilitando assim, o atendimento de ocorrências em locais de difícil acesso e promovendo investigações com o uso de tecnologias avançadas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, a colaboração entre os estados é essencial para enfrentar os desafios impostos pela geografia e dinâmica do crime na Amazônia Legal. “O Acordo representa um avanço na segurança pública da região. Rondônia, como estado fronteiriço, enfrenta desafios únicos no combate ao crime. A união com nossos vizinhos é fundamental para que possamos, juntos, garantir a segurança das fronteiras e a tranquilidade da população.”
COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES
Além das operações conjuntas, o acordo prevê o compartilhamento de recursos e informações, incluindo o uso de laboratórios móveis e equipes de perícia especializada, que serão mobilizados para garantir a celeridade e precisão nas investigações criminais e ambientais. A iniciativa também contempla a integração de esforços em situações de emergência, como incêndios florestais e enchentes, promovendo uma resposta mais rápida e coordenada para proteger vidas e minimizar danos.
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, reforçou a importância da cooperação, destacando que, a troca de informações e utilização de sistemas integrados de monitoramento são estratégias fundamentais para o sucesso das ações de segurança pública. “A colaboração entre os estados vai além do compartilhamento de recursos, trata-se de uma verdadeira integração de esforços que nos permitirá agir com mais eficiência e precisão. Estamos falando de salvar vidas e proteger o patrimônio natural, e isso só é possível com uma ação conjunta e bem coordenada.”
O Acordo de Cooperação Técnica assinado pelos estados da Amazônia Legal representa o trabalho conjunto para enfrentar os desafios de segurança pública na região. Com a implementação das estratégias definidas, espera-se uma redução significativa nas atividades criminosas, assegurando maior proteção às comunidades locais e contribuindo para preservação do meio ambiente na Amazônia. (Fonte Texto: Gerlen Oliveira -Fotos: Israel Pires Secom – Gov/RO)