Ao longo desta semana, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) tem buscado promover uma série de encontros nos principais municípios do Estado para debater as Políticas Públicas Sobre Drogas. Além de Vilhena, Cacoal e Pimenta Bueno, até o final da semana uma equipe da Casa Civil deve passar também por Ji-Paraná, Ouro Preto D’Oeste, Jaru e Ariquemes.
Em cada município, o Poder Executivo busca apoio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), das Prefeituras Municipais, do Poder Judiciário, dos Batalhões da Polícia Militar, das Delegacias de Polícia Civil, das Câmaras de Vereadores e de outros parceiros que podem somar forças nestas ações. Nesta primeira etapa, a finalidade é incentivar a criação e a reestruturação dos Conselhos Municipais de Políticas contra as Drogas e a implantação de Comitês Escolares para fortalecer ações estratégicas com foco, principalmente, na conscientização quanto às consequências do uso de drogas e os danos causados aos usuários.
“O Governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conepod), tem articulado em todo o Estado a criação, onde não tem e o fortalecimento,
Em Cacoal, na última terça-feira (20), o prefeito Adailton Fúria, se comprometeu em mobilizar o Conselho no município. “Queremos avançar nas ações do Conselho e dar andamento a este trabalho de enfrentamento, com o fortalecimento de Políticas Públicas contra as Drogas, em parceria com Governo do Estado”, enalteceu.
Em Rondônia, por meio da Polícia Militar, o Executivo Estadual já desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O programa tem como objetivo integrar os esforços do poder público, por intermédio da PM, das escolas, da família e de toda a comunidade, na prevenção e no desenvolvimento de estratégias de resistência às influências que crianças e adolescentes podem ser submetidos. Tanto em relação ao uso de drogas, quanto ao vandalismo e atos de violência.
“Por determinação do governador Marcos Rocha, queremos envolver os órgãos estaduais e municipais e direcionar uma atenção especial para as ações de prevenção ao consumo de drogas em Rondônia”, ressaltou o secretário executivo regional em Cacoal, José Moura.
É pensando na efetividade das políticas públicas sobre drogas que o Governo de Rondônia busca a participação social, por meio dos conselhos e comitês escolares. “É preciso promover essa discussão e reflexão junto aos diversos segmentos da sociedade, buscando sempre a participação popular”, finalizou Moura. (Giliane Perin – SecomRO)