As mulheres que necessitam realizar o exame de mamografia devem procurar a secretaria de saúde do município para fazer o cadastro junto ao Sistema de Regulação
O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Fernando Máximo confirmou ao deputado Cirone Deiró, a realização de uma força tarefa no período de 15 a 22 de outubro, do horário das 07h às 19h, no Hospital Regional de Cacoal para realizar exames de mamografias. A iniciativa busca atender as mulheres da rede básica de saúde cadastradas pela Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal junto ao Sistema Nacional de Regulação-Sisreg. A ação busca zerar a fila de mulheres à espera de exames de mamografias. As mulheres que necessitam realizar o exame de mamografia, mas ainda não tem o encaminhamento, devem procurar a secretaria de saúde do município para fazer o cadastro junto ao Sistema de Regulação.
Recentemente, com o apoio do líder do governo deputado Luizinho Goebel e do vice líder, Ismael Crispin, Cirone Deiró cobrou do secretário Fernando Máximo a retomada dos exames de imagem no Hospital Regional de Cacoal. Cirone lembrou que a suspensão dos exames e atendimentos hospitalares causaram grandes prejuízos para a população, especialmente, aos pacientes que dependem desses exames para dar continuidade ao tratamento médico. Atendendo reivindicação do deputado Cirone, foram instalados no Hospital Regional um mamógrafo com coleta de biópsia, dois aparelhos de raio-X com sistema digital, sendo um adquirido com recursos liberados pelo ex-deputado Nilton Capixaba e outro pelo ex-deputado e atual prefeito Adailton Fúria.
De acordo com o deputado Cirone, a partir da instalação desses modernos aparelhos a Secretaria de Estado da Saúde poderá estabelecer uma agenda de atendimento aos pacientes que estão há anos necessitando de exames. O parlamentar destacou a necessidade urgente de zerar a fila dos exames de mamografia. Cirone lembrou que o diagnóstico precoce possibilita que as chances de cura sejam muito maiores para a paciente, chegando a 95%. “Estamos falando de uma ação importante para salvar vidas das mulheres que recebem o diagnóstico e devem iniciar o tratamento, o quanto mais cedo possível,” alertou.
Especialistas da saúde indicam que a incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, na mesma proporção crescem também a mortalidade por essa doença, que deverá registrar mais de 60 mil casos novos, em 2021. Na avaliação do deputado Cirone, considerando que no último ano, a rede pública de saúde ficou superlotada, em razão da pandemia da Covid-19, o atendimento rotineiro a saúde da população ficou gravemente comprometido. “Por isso, nesse momento em que temos os casos de Covid reduzidos, é imperativo que o secretário Fernando Máximo coloque todos os esforços da Sesau para atender essa população que espera há quase dois anos, por esse momento,” registrou.
Cirone Deiró destacou ainda que é louvável a retomada dos exames de mamografia para as mulheres no mês de Outubro Rosa, mas que espera que a partir de agora, os serviços sejam retomados de forma regular. “Temos um longo caminho a ser percorrido para normalizar na rede pública de saúde o atendimento à população. Estou confiante no compromisso que o secretário Fernando Máximo assumiu de trabalhar para solucionar os problemas que afetam o atendimento à população. E a realização dos exames preventivos para as mulheres estão entre essas prioridades,” concluiu. (Edna Okabayashi).