O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou o primeiro implante de marcapasso definitivo, no interior do Estado. A cirurgia ocorreu no Hospital Regional de Cacoal (HRC) na última sexta-feira (12).
Juvercino Policarte da Silva, de 69 anos, foi o primeiro paciente do interior de Rondônia a receber o implante, realizado na rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS). O marcapasso é um dispositivo composto de gerador e eletrodos, que tem como finalidade ajudar o coração a manter o batimento normal. Após a avaliação do médico cardiologista, Pablo Henrique Marcial de Azevedo Brasil, foi verificada a extrema necessidade do procedimento e os riscos de uma transferência do paciente para Porto Velho. A Sesau e a direção do Hospital Regional de Cacoal optaram por fazer a cirurgia no interior do Estado.
“O paciente estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nesse caso, tivemos duas situações. De um lado, o maior risco de morte para o paciente e de outro, o maior custo para o Estado. Uma vez que para ser transferido para a Capital, ele teria, primeiro, que passar por um procedimento de implante de marca-passo provisório e necessitaria ser removido por avião,” ressaltou o médico responsável pela cirurgia.
Sendo assim, o procedimento foi resultado de uma união de esforços que permitiu que mais um grande passo fosse dado para o fortalecimento da Saúde no interior de Rondônia, de forma humanizada e altamente qualificada, sem necessidade de transferir pacientes para Porto Velho.
A cirurgia cardíaca, foi considera um sucesso pela equipe médica, apesar da alta complexidade e o tempo da cirurgia, que é em média de 90 a 120 minutos. O procedimento teve o acompanhamento dos seguintes profissionais: um médico arritmologista, um anestesiologista e toda a equipe do centro cirúrgico do HRC. Para essa cirurgia, o Governo de Rondônia, por meio da Sesau, designou o médico Pablo Brasil, cardiologista especialista em Arritmia Clinica, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial. “Enfim, conseguimos realizar o implante de marcapasso definitivo aqui mesmo em Cacoal e no dia seguinte, o paciente já teve alta e foi para casa”, comemorou o médico.
Segundo o secretário Regional do Governo em Cacoal, José Moura, este procedimento enche de esperança todo o interior de Rondônia e demonstra que o Hospital Regional de Cacoal possui as especificações para continuar atendendo os usuários do SUS da Segunda Macrorregião, sem a necessidade de transferir pacientes para Porto Velho.
“Antes, quando qualquer um precisava de um atendimento específico, o único jeito era esperar surgir a oportunidade para ser atendido na Capital. Agora, todos os serviços e especialidades médicas estão cada vez mais próximas da população do interior do Estado e isso é muito gratificante”, enalteceu Moura.
O secretário de Saúde, Fernando Máximo, destacou o empenho da Secretaria e da equipe médica para a realização dessa primeira cirurgia em Cacoal. “A realização desta cirurgia cardíaca no HRC é apenas um exemplo da preocupação do Governo de Rondônia em garantir saúde para todos os rondonienses. Em meio a uma pandemia, podermos realizar um procedimento tão importante e que salvou mais uma vida, é recompensador”, finalizou.
(Giliane Perin – SecomRO)