m reunião institucional entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Polícia Militar de Rondônia (PM) foi firmada uma parceria para o compartilhamento de informações e apoio para a realização da coleta de dados para as pesquisas realizadas pelo Instituto, especialmente para o Censo Demográfico 2020.
Entre outros assuntos, os representantes das duas instituições conversaram sobre as pesquisas do IBGE, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC, segurança dos servidores durante a coleta de dados e auxílio do IBGE com informações sobre quantitativo e mobilidade populacional.
A coleta de dados do Censo 2020 ocorrerá entre agosto e outubro deste ano em aproximadamente 71 milhões de domicílios em todos os municípios do país. A expectativa é que mais de 230 mil pessoas sejam contratadas temporariamente para a execução do Censo. Em Rondônia, serão quase 1500 recenseadores.
O chefe da Unidade Estadual de Rondônia do IBGE, Luiz Cleyton Holanda Lobato, ressalta que o apoio das instituições públicas é importante para a realização das pesquisas. “O Censo 2020 será uma grande atividade, que, ao final, nos mostrará a realidade brasileira. Contar com o apoio da PM para a segurança dos servidores em locais de riscos nos dá tranquilidade para executarmos a tarefa com excelência”, fala.
Para o comandante da PM, coronel Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, os
dados fornecidos pelo IBGE contribuirão para a elaboração do
planejamento de segurança pública. “Quando a gente trata de
criminalidade, a gente trata de população, de território, de uma série
de fatores. Ter as informações por setor censitário vai facilitar
fazermos o estudo para a aplicação de policiamento e para determinar o
número de policiais militares para cada área”, finaliza.
Fonte: Amabile Geovana Casarin/IBGE