Faz quase quatro anos quando os servidores das áreas técnicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Cacoal se reuniram para definir os próximos planos para o Campus e seguindo os trâmites institucionais definiram por desenvolver um dos arranjos produtivos locais e social mais importante: O café.
O Diretor Geral do IFRO Campus Cacoal, Professor Davys Sleman de Negreiros relembra que “quando realizamos as primeiras reuniões e na equipe tecnica da época ninguém tinha conhecimento sobre café, foi frustante, passou 2015 e em 2016 recebemos a doação de alguns clones pela Semagri, naquele momento, por meio das mãos do técnico agrícola Jorge Murer que também conseguiu junto a Pica Pau Motos a doação de todo o sistema de irrigação.
O tempo passou e agora são 05 unidades experimentais, dentre ela as cultivares da Embrapa, estamos implantando Laboratório de Solos e Plantas em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Institucional – ABDI, Laboratório de Qualidade de Café e de Micro torrefação com a Emater; Laboratório de Qualidade de Café com a Idaron e mais um Laboratório de Qualidade de Café com o Mapa.
Como resultado do trabalho, o IFRO fecha o plano com chave de ouro, com o beneficiamento do próprio café realizado com Máquina Tira Café e a torra e moagem em parceria com o Café Nova Era. “Isso tudo e um compromisso que firmamos com Cacoal e o nosso Estado” destacam. O IFRO Campus Cacoal também possui papel importante no processo da instalação da primeira Indicação Geográfica de café robusta do mundo: “Matas de Rondônia”, que conta com membros em vários órgãos estatais e privados do café. (Redação/Fonte: IFRO)