A respeito de informações divulgadas nas redes sociais e até em alguns sites de notícias de que Cacoal registrou 89 casos de covid nas últimas 24 horas, a Secretaria Municipal de Saúde informa que está havendo um equívoco. O que ocorreu, segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Ivani Gromann, é que muitas vezes os dados não migram todo dia, e quando sobem, acumulam dados de vários dias
De acordo com Ivanir, nos últimos dias Cacoal tem registrado uma média de 20 casos por dia, nos últimos 30 dias, a maioria deles de pessoas com sintomas leves, sem qualquer gravidade, que estão em tratamento domiciliar. Ela informa que há, na data de hoje, 103 casos ativos, mas apenas 12 pacientes internados, a maioria idosos e pessoas com comorbidade. Dentre os pacientes internados, existem aqueles que tomaram apenas uma dose da vacina e até quem não tomou qualquer dose.
A coordenadora pede à população que mantenha os cuidados, como uso de máscara, álcool em gel e higienização e a quem ainda não vacinou que procure os postos de vacinação o mais rapidamente possível, pois os não vacinados correm muito mais riscos não apenas de serem contaminados, como também de a doença evoluir para casos graves, que podem levar a óbito.
Disponibilidade e prazos
As vacinas estão disponíveis para todos os cidadãos, a partir de 12 anos de idade. Quem já tomou a primeira dose, poderá tomar a segunda dose a partir de 28 dias. Já a terceira dose está disponível pra quem tomou a segunda dose, de qualquer vacina, há cinco meses. No caso de pessoas com 60 anos ou mais, o prazo é de 04 meses a partir da segunda dose.
O prefeito Adailton Fúria, em recente comunicação à população através de uma rede social, afirmou que o município ampliou o número de postos de vacinação, que inclui as UBS, o Busão da Vacinação e uma equipe móvel que está indo até as linhas vicinais do Município. “Não há desculpas para não se vacinar porque o município está presente em vários pontos da cidade para atender a população”, afirma o prefeito.
O Chefe do Executivo diz ainda que Cacoal foi um dos municípios que mais rapidamente aplicou as doses aplicadas, graças ao abnegado trabalho de uma equipe muito disciplinada e dedicada do setor de vacinas da SEMUSA.
OBSERVAÇÃO: De acordo com a SESAU, a média entre os dias 08 a 07 de dezembro é de 25 casos. Porém, a SEMUSA informa que os dados no site do Estado pode não refletir a realidade de Cacoal em razão de muitas vezes atualizar números de vários dias. Isso acaba por não coincidir com os dados atualizados pelo município no sistema.
(Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Cacoal)