Uma jovem de 19 anos teve que ser submetida a uma cirurgia para remoção de parte do pulmão no início da semana em Cuiabá (MT). A paciente identificada como Lívia Monteiro foi diagnosticada com fungos contraídos durante a utilização de narguilé, e passou por uma lobectomia – remoção do lobo inteiro do pulmão.
Por conta da grande quantidade de sangue perdida durante o procedimento cirúrgico, Lívia também precisou de uma transfusão de sangue. Em entrevista ao portal G1, a jovem disse ter ficado dois dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e agora vem se recuperando na enfermaria.
Em post nas redes sociais, ela alertou os amigos, e disse que mesmo com a utilização de morfina vem sentindo muitas dores, uma vez que o pós-operatório é bastante delicado, com a utilização do dreno por cinco dias.
Segundo Lívia, ela fazia uso de narguilé desde quando tinha 16 anos, mas não era frequente. Em abril deste ano, no entanto, ela se sentiu mal após fazer uso do tabaco e procurou o hospital, com quadro de falta de ar e febre. No primeiro momento, ela achou que teria contraído Covid-19, mas os testes negativaram.
Mesmo após uma tomografia não apontar nada, a mãe da jovem resolveu levar os resultados dos exames para um especialista em pulmões, e o profissional acabou diagnosticando quadro de aspergilose – infecção provocada por fungos.
Após um tratamento rápido, Lívia foi submetida a uma cirurgia, que durou cerca de 6 horas.
Alerta
Diante de tudo que passou e ainda vem enfrentando para contornar o problema, a jovem Lívia destaca a importância de se cuidar.
“Sejam cuidadosos e exijam sempre os devidos cuidados no uso do narguilé. Caso utilizem, tenham responsabilidade com você e com o próximo. Não desejo isso que estou passando a ninguém”, disse a jovem.
Fonte: i7news