O Grupo de Trabalho terá relatoria da deputada federal Jaqueline Cassol
O número de suicídio e aumento nos casos de depressão e transtornos de ansiedade entre adolescentes e jovens brasileiros será objeto de pesquisa do novo grupo de trabalho da Câmara dos Deputados. Lançado nesta terça-feira (14), o grupo composto por 14 parlamentares irá promover pesquisas sobre a saúde mental e a efetividade das políticas públicas e legislações sobre o tema. A relatoria será feita pela deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO).
O Brasil é o segundo país da América Latina em casos de depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde ao menos 5,8% da população brasileira sofre com a doença, atrás apenas dos Estados Unidos (5.,9%).
A relatora ressaltou que os jovens são os que mais apresentaram o desenvolvimento de alguns transtornos psicológico durante a pandemia. Ela citou a pesquisa recente da Unicamp que revelou que uma em quatro crianças e adolescentes apresentaram ansiedade e depressão durante o isolamento.
“Precisamos falar sobre saúde mental e quebrar o tabu que permeia o assunto. Nossos jovens estão sofrendo de doenças silenciosas que podem levar a um desfecho trágico. O suicídio é uma morte que pode ser totalmente evitada”, afirmou Jaqueline Cassol.
PLANO DE AÇÕES
O grupo de trabalho será responsável por analisar as propostas legislações que tramitam na Câmara sobre saúde mental e criar proposições que estimulem o debate sobre o tema.
Para isso, a relatora está desenvolvendo um Plano de Trabalho que contempla audiências públicas com especialistas, coordenadores de Organizações Não Governamentais que prestam serviço de escuta social e apoio, e representantes de órgãos públicos que compõe a rede de proteção, visitas técnicas em instituições entre outras.
“Nossa missão é identificar maneiras de diminuir os índices de suicídio e transtornos psicológicos nos jovens brasileiros”, disse.
Fonte: Assessoria de Comunicação