Um leitor de Tribuna Popular enviou para a nossa equipe de reportagem, na manhã desta segunda-feira (12), imagens registradas no Hemocentro de Cacoal. Nas fotos e vídeos enviados é possível ver a precariedade da estrutura, repleta de pontos de infiltração, com mofo cobrindo grande parte do ambiente.
“Esta é a sala onde eu fiz a coleta do sangue e me disseram que a sala de triagem está pior ainda”, conta o Leitor TP, indignado com a situação.
É de conhecimento geral que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, mas muitos doadores estão desencorajados a doar sangue em Cacoal pela insalubridade do Hemocentro, uma unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), que tem como responsável o Governo do Estado de Rondônia.
“Quando eu vi a situação lá, eu fiquei com vontade de dar as costas e ir embora. A situação está horrível e isso é uma vergonha. E pelo que eu conversei, não vem de agora. Já faz muito tempo que o Hemocentro de Cacoal passa por essa situação”, reforçou o Leitor de Tribuna Popular.
Em contrapartida, os servidores do Hemocentro tem se esforçado ao máximo para compensar a situação lamentável do local. O atendimento recebido pelo Leitor TP foi bastante elogiado.