O Ministério da Educação prorrogou por mais 30 dias a suspensão das aulas presenciais nas instituições de educação superior do sistema federal de ensino. A medida foi determinada como forma de prevenir o contágio pelo novo coronavírus considerando as orientações do Ministério da Saúde.
Com o novo decreto publicado nesta quinta-feira, serão 60 dias de aulas presenciais suspensas, pois o primeiro decreto foi publicado no dia 18 de março. Agora, a suspensão segue até o dia 16 de junho.
O MEC autoriza a substituição das disciplinas presenciais por aulas à distância, sendo essa uma responsabilidade das instituições de ensino, que devem oferecer as ferramentas aos alunos que permitam acompanhar os conteúdos bem como realizar as avaliações.
Fica proibida apenas a substituição das aulas presenciais dos cursos de Medicina, dos estágios profissionais e aulas de laboratórios dos demais cursos.
As instituições de ensino superior podem ainda, em vez de substituir as aulas, suspendê-las completamente pelo mesmo prazo. As atividades suspensas deverão ser integralmente repostas para cumprir os dias letivos e as horas-aulas determinadas pela legislação.
(Agência Nacional(