O Serviço de Atendimento em Libras (SELIB) do Ministério Público de Rondônia, por intermédio da Intérprete de Libras Nilciléia de Queiroz Bragado, prestou atendimento remoto à 2ª Promotoria de Justiça de Ariquemes/RO, durante a realização de audiência judicial presencial perante a 3ª Vara Cível daquela Comarca.
O apoio foi solicitado pela Promotoria de Justiça para acompanhar remotamente o depoimento de pessoa integrante da comunidade surda, com o objetivo de propiciar ao membro do MPRO maior segurança na compreensão da oitiva e eventual formulação de perguntas.
Foi a primeira vez que o SELIB presta atendimento remoto durante a realização de audiência judicial em Rondônia.
De acordo com o Promotor de Justiça Samuel Alvarenga, que solicitou o apoio, “o serviço de atendimento em Libras contribui enormemente para a salvaguarda da dignidade dos integrantes da comunidade surda, fazendo respeitados seus direitos fundamentais e propiciando que o MPRO esteja cada vez mais em sintonia e conectado com as tecnologias assistivas para o fomento da comunicação com cidadãos que interagem por meio da Língua Brasileira de Sinais.”
Em consonância com o Planejamento Estratégico da Instituição, o Serviço de Atendimento em Libras do MPRO foi instituído pela Resolução 25/2022/PGJ, visando promover a inclusão, acessibilidade e cidadania, sendo uma ferramenta destinada a garantir comunicação adequada e assertiva entre as pessoas surdas e o MPRO.