Até 30 de novembro consumidores podem rever pendências e reorganizar pagamentos. Banco Central, Febraban e Procon participam do mutirão que pretende também conscientizar sobre superendividamento.
Consumidores que desejam renegociar pendências financeiras podem aproveitar o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A ação online começou nesta terça-feira (1º) e vai até 30 de novembro (saiba mais abaixo).
O Banco Central do Brasil, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretária Nacional do Consumidor e o Procon trabalham em conjunto no mutirão que reúne mais de 160 instituições. A campanha ainda conscientizar os consumidores sobre o superendividamento.
Quem pode participar?
De acordo com a Febraban, chega a mais de 22 milhões o volume total de contratos em atraso repactuados no período da pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2022, que superam R$ 1,1 trilhão de saldo negociado.
No mais recente Mutirão de Negociação e Orientação Financeira que ocorreu em março deste ano,1,7 milhão de contratos foram renegociados, “trazendo alívio financeiro imediato para empresas e consumidores endividados”, diz a federação dos bancos.
Podem participar do mutirão:
- Pessoas físicas com dívidas que não possuem bens dados em garantia
- Pessoas físicas que estejam com dívidas em atraso e que tenham sido contraídas por meio bancos ou financeiras
Como participar?
Para participar da campanha o interessado deve acessar a página do mutirão na internet. Nela, o consumidor encontra orientações sobre como organizar as finanças e conseguir negociar a dívida em atraso, além de ter acesso aos canais diretos dos bancos e acesso à plataforma de mediação ConsumidorGovBr.
O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.
Quais são os bancos que participam do mutirão?
- Banco Do Brasil
- Banco Carrefour
- Banco Inter
- Banpará
- Bradesco
- Caixa
- Cetelem
- Daycoval
- Digimais
- Inbursa
- Itaú
- Paraná Banco
- Senff
Fonte: g1 DF