Por Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325
7.8.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1919 – Um grande incêndio destruiu toda a fábrica de gelo da administração da Madeira-Mamoré. Dentre os salvados, três barras de gelo.
1938 – Relatório do primeiro semestre do hospital São José (único em Porto Velho): 390 atendimentos diversos, com 17 óbitos, entre homens e mulheres.
1951 – Quatro feridos e um morto, o saldo do choque de dois veículos na estrada de Santo Antônio no domingo passado, pouco antes de iniciar um jogo de futebol no Stadium do Ypiranga.
1985 – O governador Angelo Angelin anuncia a construção de um hospital específico para atendimento às vítimas de doenças tropicais – Cemetron.
1990 – Com o presidente da CBF Ricardo Teixeira no “Aluizão”, a seleção de novos do Brasil derrotou (3×1) a seleção rondoniense. Teixeira também inaugurou a sede da Federação de Futebol.
COMEMORA-SE
Dia Nacional do Documentário Brasileiro. Criação do Rio Grande do Norte.
Católicos celebram Santo Alberto de Abati. São Caetano de Thiene, São Xisto II, São Donato, São Domécio da Pérsia – venerado nas igrejas Católica, Ortodoxa e ortodoxas orientais
BRASIL
2006 – Sanção da Lei Maria da Penha no Brasil. 2009 — A lei antifumo (SP) torna-se referência para todo o país.
MUNDO
1991 – Tim Berners-Lee coloca on-line o primeiro website, inaugurando a World Wide Web. 2000 – A União Astronômica Internacional descobre 10 novos planetas fora do sistema solar.
FOTO DO DIA
Citação histórica importante, a data de inauguração da ferrovia Madeira-Mamoré, “considerada a maior saga ferroviária do mundo” (à época) é de 1º de agosto de 1912”, e, como diz o a adágio popular, “prego afiado e ponta batida”.
O personagem Pedro Pedreira, da “Escolinha do Professor Raimundo”, repetia o bordão: “há controvérsias”, como também relativo à data do início de Porto Velho: em 1907 o prefeito Roberto Sobrinho, na intenção de comemorar o primeiro centenário da cidade-capital, ouviu vários historiadores e confirmou que fora 4 de julho de 1907, mas, alegando ter sido procurado por outro historiador, o prefeito mudou de opinião sobre a data, e ficou por isso mesmo.
Voltando à inauguração da Madeira-Mamoré: No dia 30 de maio de 1918 o jornal “Alto Madeira”, em sua capa, deu outra versão da inauguração da EFMM, essa outra a 7 de setembro de 1912, 38 dias depois do que oficialmente é tido pela história.
“Os constructores da estrada inauguraram-na à revelia e sem convite às autoridades brasileiras”, conforme o jornal, presentes só autoridades bolivianas, à frente delegado Rodholpho Arauz, “do Território Nacional do Noroeste da Bolívia”.