Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 9 DE FEVEREIRO!
FATOS
1621 — Gregório XV torna-se Papa, o último eleito por aclamação.
1881 – Morre o escritor, filósofo e jornalista russo Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski, suas principais obras foram “Crime e Castigo” e “Irmãos Kramazov”.
1895 — William G. Morgan cria o jogo chamado Mintonette, que logo passa a se chamar voleibol.
1900 — Criada a Copa Davis, um evento internacional de tênis masculino.
1909 — Nasceu a cantora e atriz Carmen Miranda, portuguesa, levou o samba brasileiro para os Estados Unidos. Também chamada “Pequena Notável”, devido sua baixa estatura.
1922 — Brasil se torna membro do tratado de direitos autorais da Convenção da União de Berna.
1961 – Morre Carlos Luz, que se tornou o presidente brasileiro com menos tempo no cargo, de 8 a 11 de novembro de 1955.
1986 – O Cometa Halley aparece pela última vez no Sistema Solar interno, visível na Terra; próxima passagem dentro de mais 40 anos.
1964 — Morreu Ary Barroso, radialista e compositor brasileiro, autor, dentre outras músicas, de “Risque” e Aquarela do Brasil”
1996 — Criação do elemento químico Copernício, um elemento químico sintético, de símbolo Cn, número atômico 112, com massa atómica [285] u.
FOTO DO DIA
1975 – Ainda um pequeno núcleo urbano, até porque a maioria dos migrantes queriam era terra para plantar e não para ficar em área urbana, Cacoal já se destacava como polo regional, expandindo para outras comunidades que também iniciavam a caminhada, na Zona da Mata. E um dos pontos de reunião era a “Casa Portuguesa”, localizada na avenida Porto Velho, um armazém bem sortido que oferecia muitas coisas que os moradores e os recém-chegados estavam precisando. Cacoal tomou este nome, conforme o ex-prefeito de Porto Velho Jacob Atallah (1972/74), durante uma reunião dele com os moradores – àquela altura o prefeito da capital era também responsável pelos distritos que estavam sendo formados na BR-364 –quando se discutiu o nome do local, e havia um pastor que queria chamar de “Nova Cassilandia”, para homenagear sua cidade natal, Cassilandia, em Mato Grosso do Sul. A sugestão de batizar “Cacoal” partiu do jornalista Ciro Pinheiro, assessor de Atallah. Ciro falou que já havia uma ligação do nome proposto com uma grande plantação de Cacau existente n região.
[08:33, 09/02/2021] Adair Perin: