Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
ACESSE: rondoniaalemdahistoria.com.br – Só nossa história e os personagens
COMEMORA-SE: Dia Internacional das Meninas. Dia Internacional da Rapariga (jovens abaixo de 15 anos). Dia Mundial de Obesidade e Dia Nacional de Prevenção à Obesidade. Dia do Deficiente Físico.
Católicos lembram São João XXII (o “papa bom”), Santa Maria Soledad, Santo Alexandre Sauli, São Filipe, “o primeiro missionário cristão”.
RONDÔNIA:
1909 – Candido Rondon descobre um novo rio e dá-lhe o nome de Rio Pimenta Bueno.
1940 – O presidente Getúlio Vargas vem a Porto Velho com ministros e assessores, para uma permanência de 3 horas e fica quase 3 dias em meio a diversos eventos.
1977 – O presidente Ernesto Geisel promulga a Lei 6.448 criando os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal, todos no eixo da BR-364 e tendo Porto Velho como “município-mãe”.
BRASIL:
1904 — O padre Roberto Landell de Moura patenteia 3 invenções nos EUA: transmissão de voz (via ondas, telefone e telégrafo sem fio).
1908 – Nasce Angenor de Oliveira, o “Cartola”, autor de sucessos como As Rosas não Falam, O Mundo É um Moinho etc.
1930 – Getúlio Vargas passa o governo (RS) a Osvaldo Aranha e lidera a revolução que deu fim à política de “Café com Leite”.
1939 – Nasce Maria Ester Bueno, única atleta a ser campeã mundial de Tênis em três décadas diferentes – 1950, 60 e 70.
1976- A novela escrava Isaura começa a ser exibida. É o programa televisivo brasileiro de maior sucesso no exterior.
1977 – O presidente Ernesto Geisel assina Lei criando o Estado de Mato Grosso do Sul.
2011 – Morre o humorista José de Vasconcelos, o “pai” dos show man brasileiros.
MUNDO: 1865 — Centenas de homens e mulheres negros marcham na Jamaica, iniciando a Revolta de Morant Bay.
1962 — O Concílio Vaticano II torna-se o primeiro concílio ecumênico da Igreja Católica em 92 anos.
1968 — A NASA lança a Apollo 7, a primeira missão tripulada da Apollo.
FOTO DO DIA
Por que o presidente Getúlio Vargas veio (11.10.1940), para ficar 3 horas em Porto Velho, mas ficou 3 dias? Há 81 anos Getúlio desembarcou de um hidroplano conhecido por “catalina” que amerrissou no Rio Madeira em período de seca, como agora, daí numa canoa com assessores para a “beira”, subiu a escadaria até ao alto do barranco, onde o esperavam autoridades e um “mundo” de gente. A visita tem muitas histórias e estórias da permanência, mas em seu livro “Do Território do Guaporé ao Estado de Rondônia – geopolítica, eleições e mudanças de elites na Amazônia”, Dante Ribeiro da Fonseca e João Paulo Saraiva Leão, admitem Getúlio já veio com a ideia de criar um Território, proposto desde a década de 1920. Para os autores Getúlio veio checar o relatório de um diretor do Dasp – Departamento Administrativo do Serviço Público. Em 1943 (13.9) ele baixou o DECRETO-LEI Nº 5.812 criando vários Territórios Federais, um deles o do Guaporé, depois Rondônia. Na foto, Aluízio Ferreira, que mandara abrir uma estrada, embrião da BR-364, explica a obra a Getúlio.