Por Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
12.3.23 – BOM DIA!
COMEMORA-SE
Dia do Bibliotecário (Decreto nº 84.631/1980). Dia Internacional da Pochete.
Católicos celebram São Maximiano, Santo Inocêncio (papa).
BRASIL
1882 – Nasce Bastos Tigre (m. 1957), primeiro bibliotecário brasileiro.
1935 — Criada a Aliança Nacional Libertadora, ANL, ampla frente de oposição ao governo de Getúlio Vargas.
MUNDO
515 a.C. — Acaba a construção do Segundo Templo de Jerusalém.
1945 – Morre a menina Anne Frank (n. 1929), assassinada pelos nazistas – seu diário tornou-se um libelo contra Hitler.
2003 – A OMS lança o alerta global sobre a doença pandêmica da Síndrome respiratória aguda grave – SARS.
FOTO DO DIA
Um livro para além do tempo que foi escrito, típico exemplar que deveria ser uma espécie de “livro de cabeceira” para professores, pesquisadores e pessoas que buscam conhecer os fatos contando nossa história desde quando os construtores da Madeira-Mamoré decidiram transferir o canteiro de obras desde Santo Antônio e instalaram o novo canteiro num espaço que seria Porto Velho.
“Achegas para a História de Porto Velho” (*) livro produzido pelo odontólogo Antonio Cantanhede, tem registros de alta valia para estimular uma viagem no passado em suas quase 350 páginas, permitindo a quem o lê conhecer muito mais da cidade, ponto inicial a tudo que temos hoje neste espaço rondoniense.
Impresso na gráfica da Escola Técnica Federal do Amazonas, o “Achegas” dá ao seu leitor a oportunidade de ir muito além do simples conhecimento porque dali constam fatos, datas e até documentos.
Como disse o professor doutor Dante Ribeiro da Fonseca, docente da Unir e autor de vários livros sobre a região, o “Achegas” é uma importante base de fatos, tem muito mérito e representa um enorme legado para a posteridade.
(*) Achegas: Contribuições