Por Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
15.11.23 – BOM DIA!
COMEMORE
Proclamação da República. Dia dos 8i bilhões (ONU), Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Data móvel). Dia Nacional da Umbanda. Dia do esporte amador. Dia Nacional do Joalheiro.
Católicos celebram São Alberto Magno, São Macuto.
RONDÔNIA
1883 – O engenheiro Huet Bacellar (Missão Morsing) propõe: a EFMM deve iniciar não em Sto. Antônio, mas 7 KM à jusante, no local “Ponto Velho”, depois Porto Velho.
1917 – O juiz Joventino Lins Themuro assume a comarca de Porto Velho.
1973 – Vila Rondônia (Ji-Paraná) inaugura a 1ª agência bancária, a do BASA.
1976 – Eleições municipais. Em Guajará-Mirim a vereadora Eliethe Matha Mory é a 1ª mulher a ser reeleita em Rondônia. Em Porto Velho pela 1ª vez é eleita uma mulher, a professora Marise Castiel
1978 – Na única vez que o Território elegeu 2 deputados federais: Jerônimo Santana (MDB, 3º mandato) e Isaac Newton (Arena).
1982 – Primeira eleição no Estado de Rondônia: vereadores, prefeitos (menos Porto Velho e Guajará-Mirim), deputados estaduais constituintes, deputados federais e senadores. O governador continuou nomeado.
1985 – Depois de 60 anos Porto Velho elege seu prefeito (Jerônimo Santana).
BRASIL
1904 — Estabelecido o Voto obrigatório, através de uma reforma eleitoral.
1982 — Voltam as eleições diretas no Brasil. Em Rondônia só aconteceria em 1986.
2008 – Único ex-presidente a morrer no exterior, João Goulart (1919/1976) é anistiado.
1989 – Centenário da República, realizado o 1º turno da eleição presidencial.
MUNDO
1988 – Yasser Arafat, no exílio, proclama o Estado da Palestina.
2022 – As Nações Unidas (ONU) afirmam que a população mundial atingiu oito bilhões de pessoas, e designa a data como Dia dos Oito Bilhões.
FOTO DO DIA
O FUTEBOL CÁ ENTRE NÓS
O primeiro time de futebol em Porto Velho foi o União Esportiva fundado em 1916, por moradores do bairro “Baixa da União”, que ganhou em 1917 uma companhia, o Porto Velho Futebol Clube, a partir de 1917 passa a ser o Ypiranga Sport Club (*).
No início da década de 1920 surgem outros clubes, e é realizado um torneio, tendo como prêmio o troféu “Terezita”. Na época foi criada a primeira entidade coordenadora do desporto local, quando a cidade fez festa e recebe seu 1º visitante, o Nacional Footbal Club, campeão amazonense.
Mas o campeão do Amazonas não conseguiu concluir nenhum dos 2 jogos que fez, não por sua culpa: é que os times locais só jogavam 30 minutos por tempo e seus jogadores não aguentaram além disso (**).
Em Ji-Paraná surgiu o primeiro campinho de futebol, na década de 50, quando o local era chamado “Vila Urupá”, com jogos organizados pelo morador João Padeiro. Os times eram formados por garimpeiros, seringueiros e outros moradores.
(*) Achegas para a História de Rondônia, Antônio Cantanhede
(**) Jornal Alto Madeira
Foto: Time do Vila Nova, num dos jogos com o Vera Cruz, o “grande clássico da BR na década de 1970”.