Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
COMEMORA-SE
Dia do Gari. Dia Internacional de Histórias de Vida. Dia Internacional da Vida em União pela Paz. Católicos lembram São João Nepomuceno, São Alexandre e São Ubaldo.
NOTAS
1909 – O inventor brasileiro Santos Dumont bate o recorde de decolagem mais curta com a sua Demoiselle.
1920 – O Vaticano anuncia a canonização de Joana D´Arc, heroína francesa.
1925 – Nasce o jogador brasileiro Nilton Santos, apelidado “Enciclopédia”, campeão mundial 1958 e 1962.
1929 – Em Hollywood, acontece a primeira cerimônia do Óscar. Emil Jannings ganhou o prêmio de Melhor Ator, e Janet Gaynor, com 22 anos, foi a única mulher a levar a estatueta.
1 943 – Holocausto: Nazistas terminam o Levante do Gueto de Varsóvia.
1975 – Junko Tabei (Japão) torna-se a primeira mulher a atingir o cume do Monte Everest.
1977 – “Gabriela” é a primeira brasileira na TV portuguesa.
FOTO DO DIA
Na luta do homem contra a selva, em busca do “ouro negro” representado pela borracha natural, extraída entre muitos perigos desde as doenças, especialmente a malária, onças, cobras, a mudança de fase dos rios e as constantes disputas com os índios, além da inexistência de algo parecido com cidades, o barracão central do seringal era além de depósito das bolas de borracha à espera do transporte rumo aos pontos de embarque em Santo Antonio e depois Porto Velho, era – o barracão – também local de reuniões sociais, como narra em “A Caminho de Ji-Paraná” o seringalista Abel Neves. No seringal faltavam mulheres e alguns patrões, quando o seringueiro caía doente e devia muito, davam a mulher para outros seringueiros. E na falta de mulher, nem isso impedia as festas, onde homem dançar com homem acontecia muito. Afinal, caminhar três dias e nem poder dançar aí já era demais para eles. (F. Anísio Goraieb cedida a Lúcio Albuquerque)