Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 17 DE NOVEMBRO!
COMEMORA-SE: Dia Internacional do Estudante. Dia da Criatividade. Dia Mundial da Prematuridade. Dia Nacional de Combate à Tuberculose. Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
Católicos lembram Santa Isabel da Hungria e São Gregório Taumaturgo.
RONDÔNIA
1903 – Assinado por Brasil e Bolívia o Tratado de Petrópolis: o Brasil fica com as terras do Acre e manda construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira – a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
BRASIL
1889 – O vapor “Paraíba” deixa o porto levando para o exílio a família imperial brasileira.
1903 – Assinatura do Tratado de Petrópolis: o Acre é incorporado ao Brasil.
1910 – Nasce Rachel de Queiroz, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.
1959 – Morre o maestro Heitor Villa-Lobos, considerado “a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira”.
MUNDO
1558 – A rainha Elizabeth I assume o trono e faz da Inglaterra um império colonial.
1869 – Inaugurado o canal de Suez, construído pelo Reino Unido.
1875 – Fundação, nos EUA, da Sociedade Teosófica.
1970 – Patenteado por Douglas Engelbart o mouse de computador.
1970 – Pouso do primeiro robô itinerante de controle remoto na Lua, pela URSS.
2006 A Sony (EUA) lançou o videogame PlayStation 3.
FOTO DO DIA
Levando em seus vagões de primeira classe apenas membros da construtora e alguns convidados, a foto de Dana de Merril, registra a viagem da inauguração da ferrovia Madeira-Mamoré, o que encerrou oficialmente as obrigações assumidas pelo Brasil, com a Bolívia, conforme o “ Tratado de permuta de Territórios e outras Compensações”, conhecido como “Tratado de Petrópolis”, por ter sido assinado na cidade serrana o documento que garantia ao Brasil as terras bolivianas invadidas por seringueiros nacionais desde 1850, e àquele país o acesso ao mar. “O Brasil recebeu a posse definitiva do território do Acre, cedido pela Bolívia, em troca de áreas no Mato Grosso, mais o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e o compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré”. https://super.abril.com.br/mundo-estranho/e-verdade-que-o-brasil-comprou-o-acre-por-um-cavalo/