Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 19 DE MAIO!
RONDÔNIA
Em 1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, mais tarde Porto Velho.
1944 – Fundada a cooperativa central dos Seringalistas do Guaporé LTDA., tendo como presidente o associado Homero de Castro Tourinho.
1944 – O governador Aluízio Ferreira assina o Decreto 14, criando o Serviço de Navegação do Madeira.
COMEMORA-SE
Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Dia do Índio. Dia Internacional da Física. Dia do Estudante de Direito. Dia da Defensoria Pública. Católicos lembram Santo Expedito, Santo Ivo, São Crispim de Viterbo, São Partênio, São Colágero, São Pedro Celestino e Santo Urbano.
FATOS
1213 – No 4º Concílio de Latrão, a bula papal “Vineam Domini Sabaoth” (Senhor da Vinha), definindo o papel da Eucaristia na Igreja com o dogma da transubstanciação.
1529 – Início da Reforma Protestante: grupo de governantes (ALE) protesta a reintegração do Édito de Worms.
1882 – Nasce Getúlio Vargas, que foi ditador e presidente do Brasil.
1882 – Morre o autor da Teoria da Evolução das Espécies, Charles Darwin.
1886 – Nasce o poeta Manuel Bandeira.
2011 – Após 45 anos Fidel Castro renuncia ao comando do Partido Comunista de Cuba.
FOTO DO DIA
Em 1907, depois de problemas com barcos – um deles afundou no pedral de Santo Antonio – levando equipamentos para a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, a empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da estrada de ferro, mandou que técnicos descessem o Rio Madeira em busca de um local que permitisse a atracação dos navios, e eles sugeriram o local onde na Guerra do Paraguai ficara estacionada uma guarnição militar. O contrato de construção da EFMM, segundo o historiador Francisco Matias, não previa mais esses 7 quilômetros, mas a empresa se instalou e nasceu assim a cidade de Porto Velho, que só um ano depois teve autorizada pelo governo brasileiro a troca de lugar do início da obra, o que representou o início do fim da importância da cidade de Santo Antonio, em 1912 o primeiro município do que hoje é Rondônia, mas que em 1945 teve sua área agregada a Porto Velho de onde, hoje, é um bairro.