Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 2 DE ABRIL!
RELIGIÃO: Cristãos recordam na Sexta-feira Santa a morte de Jesus na cruz.
RONDÔNIA:
Em 1923 – Relatório do Superintendente Joaquim Tanajura cita: Porto Velho tem duas escolas municipais mistas, uma particular, e o Grupo Escolar Barão do Solimões, este localizado no bairro Alto da Favela – onde fica o colégio Auxiliadora.
1964 – Em Porto Velho e Guajará-Mirim, sem entender o que ocorria, a população procura entender o que está acontecendo, e mais prisões são feitas por ordem do “agente da revolução” capitão Anachreonte.
COMEMORA-SE:
Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Dia Internacional do Livro Infantil e Dia do Propagandista. Católicos lembram Santa Maria do Egito e São Francisco de Paula.
FATOS:
1507 – Morre o eremita Francisco de Paula, depois São Francisco de Paula.
1805 – Nasce o escritor Hans Christian Andersen, autor dos contos infantis “Soldadinho de Chumbo”, “Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “A Roupa Nova do Rei”.
1839 — O fotógrafo Louis Daguerre fotografa pela primeira vez a Lua.
1840 – Nasce Émile Zola, autor de J’accuse, denunciando os responsáveis pelo processo fraudulento de que Alfred Dreyfus foi vítima.
1884 — Fundada a Federação Espírita Brasileira.
1902 — Inaugurada em Los Angeles a “Electric Theatre”, primeira sala de cinema.
1910 – Nasce o líder espírita Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier.
1945 — Depois de 10 anos, Brasil e União Soviética restabelecem relações diplomáticas.
1964 — Com a fuga de João Goulart para o Uruguai, o Congresso declara a Presidência vaga e assume o cargo o presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli.
1983 — Morre Clara Nunes, cantora, músicas principais Canto das Três Raças e Morena de Angola.
1989 — O fazendeiro Darci Alves da Silva é formalmente acusado pelo assassinato do ativista Chico Mendes.
2005 – Morre o Karol Józef Wojtyła, o papa João Paulo II, depois São João Paulo II.
FOTO DO DIA
Em 1978 – Depois de uma viagem difícil pela BR-364, à época sem asfalto, o caminhão transportando os transmissores da Rádio Alvorada chega a Ji-Paraná, município criado há menos de um ano. A “Alvorada” foi a quarta emissora de rádio a operar no então Território Federal de Rondônia – as primeiras foram a Difusora do Guaporé (que depois deixou de operar) e a Caiari, ambas em Porto Velho, e a Educadora, em Guajará-Mirim. Seu primeiro diretor e implantador foi Alcides Paio. Na faixa rondoniense da BR-364 a Alvorada foi a primeira emissora de rádio, e seu primeiro programa transmitido fora do estúdio, ainda em caráter experimental, foi o desfile de Sete de Setembro de 1978