Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 2 DE MARÇO!
COMEMORA-SE
Começa o período de Quaresma, até 14 de abril. Dia Mundial de Oração, Dia Nacional do Turismo.
Católicos comemoram São Simplício, Santa Inês de Praga e Santa Ângela da Cruz. Primeiro dia do 19º mês do calendário Bahá’í; adeptos devem observar jejum do nascer ao pôr-do-sol por 19 dias.
RONDÔNIA
1927 — Nasce Ibrahim Abi-Ackel, ministro da Justiça no Governo Figueiredo que presidiu a instalação do Estado de Rondônia em 1982.
BRASIL
1572 – Falece Mem de Sá, terceiro governador geral do Brasil.
1630 — Holandeses tomam o Forte de São Jorge Velho, Recife.
1897 — Iniciado o 3º ataque da expedição de Antônio Moreira César, contra o sítio de Canudos.
1996 – Acidente aéreo mata o melhor grupo musical da década, o “Mamonas Assassinas” ou os “Garotos de Guarulhos”.
MUNDO
1886 – Nasce Vittorio Pozzo, italiano, único técnico bicampeão mundial de futebol (1934/38).
1919 – Começa o I Congresso da Internacional Comunista (Komintern).
2004 – A NASA anuncia: a superfície de Marte já teve muita água.
2017 – A tabela Periódica ganha 4 novos elementos: Nihonium (Nh), 113; Moscovium (Mc), 115; Tennessine (Ts), 117 e Oganesson (Og), 118.
FOTO DO DIA
Deputado federal por Minas Gerais, Ibrahim Abi-Ackel – na foto, com o governador Jorge Teixeira, foi ministro da Justiça no governo João Figueiredo a quem Ackel representou duas vezes em solenidades em Rondônia, a primeira dia 4 de janeiro de 1982, quando da instalação do Estado, e a segunda dia 6 de agosto de 1983 quando esteve na mesma condição na promulgação da Constituição Estadual. Nessa última solenidade, conforme se ouviu na ocasião, teria sido sua a orientação para que Teixeira comparecesse ao ato, depois de críticas de deputados ao governador que teria “furado” um acordo com um grupo deles e promovido, um dia antes, os distritos de Cerejeiras e Rolim de Moura à condição de municípios. As críticas teriam irritado o governador que decidira não comparecer. Anos depois o presidente da Constituinte, deputado José Bianco, negou ter conhecimento desse acordo, mas eu ouvi de três parlamentares a mesma queixa.