Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 20 DE FEVEREIRO! RONDÔNIA
Em 1944 – O Congresso Nacional recebe o Plano Rodoviária Nacional, assinado pelo engenheiro Yedo Fiúza, propondo a Rodovia Acreana, ligando Rio Branco, AC a Cuiabá, MT, via Porto Velho.
COMEMORA-SE
Dia Mundial da Justiça Social. Católicos lembram Santo Euquérito, São Leão, Santas Jacinta Marto e seu irmão o Beato Francisco, duas das três crianças que viram Nossa Senhora de Fátima
FATOS
1567 – Morre Estácio de Sá, militar português que expulsou os franceses da baía da Guanabara e fundou a cidade do Rio de Janeiro.
1696 – Carta-régia proíbe que escravas usem vestidos de seda ou objetos de luxo no Brasil.
1792 – EUA criam o U.S. Post Office.
1816 – Estreia da ópera O Barbeiro de Sevilha, do italiano Gioachino Rossini, em Roma. 1909 — Publicação do Manifesto Futurista na revista francesa Le Figaro.
1931 – Criação do Correio Aéreo Nacional.
1944 – Os quadrinhos e Batman e Robin estréiam nos jornais dos EUA.
1980 – Estreia o filme Bye bye Brasil, de Cacá Diegues.
1986 – A URSS lança a primeira estação espacial na a órbita da Terra: a MIR, a 390 KM do solo terrestre.
2004 – O presidente Lula anuncia o fechamento de todos os bingos do País.
FOTO DO DIA
Uma das primeiras propostas de construção de uma estrada de Rio Branco (AC), a Cuiabá, MT, foi a apresentada pelo engenheiro Yêdo Fiúza, ao Congresso Nacional, em 1944, ano em que foi constituída e começou a operar em Porto Velho, a 2ª Companhia Rodoviária Independente, do Exército, para sequenciar à tentativa iniciada em 1937 pelo então diretor geral da Madeira-Mamoré, Aluízio Ferreira, mas cuja obra acabou quando o tenente Fernando Oliveira, engenheiro do EB, desapareceu na selva. A estrada só seria realizada em 1960, ainda como BR-29, cuja consolidação acontece na segunda metade da década de 1960 quando o governo federal instala em três cidades de Rondônia (Porto Velho, Vilhena e Vila Rondônia) unidades do 5º Engenharia de Construção, 5º BEC. Em 1969 a “estrada de serviço” aberta em 1960, cuja construção foi paralisada, ligando a BR-29 até Rio Branco, só passa a ser realmente uma rodovia quando o BEC constrói a BR-426, ligando Abunã (RO) a Rio Branco. Em 1978, todo o trecho da BR em Rondônia e até Rio Branco tem outra denominação: BR-364.