Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 20 DE SETEMBRO!
RONDÔNIA: 1943 – O presidente Getúlio Vargas assina o decreto-lei 5.839 estabelecendo competências e responsabilidades dos governadores dos Territórios Federais, que há uma semana ele havia criado.
COMEMORA-SE: Dia do Gaúcho, data que celebra a Revolução Farroupilha. Dia do Funcionário Municipal. Dia do Baterista. Dia Internacional da Limpeza de Praia. Católicos lembram Santo André Kim, Santo Avilásio, Santa Fausta, Santa Candida Snoiori e Sano Eustáquio.
FATOS: 331 a.C. – Alexandre, o Grande inicia sua travessia ao rio Tigre para enfrentar o Império Aquemênida.
1276 – Eleição do Papa João XXI. Único papa a Urbano VI: início do Grande Cisma do Ocidente.
1519 – Fernão de Magalhães inicia a primeira viagem de circunavegação.
1378 – Eleição do Antipapa Clemente VII em oposição inicia, a partir de Espanha, aquela que seria a primeira viagem de circum-navegação do mundo.
1835 – Entrada, em Porto Alegre, pelos Farroupilhas, vencendo o Combate da Ponte da Azenha (início da Revolução Farroupilha).
1896 – Nasce Eduardo Gomes, patrono da Força Aérea Brasileira.
1897 – Nasce Humberto de Alencar Castelo Branco, que foi coronel na campanha da FEB na Itália, e 26º presidente brasileiro.
1898 – Santos Dumont realiza primeiro voo de um balão com propulsão própria.
1935 – Nasce Orlando Peçanha de Carvalho, zagueiro da seleção brasileira campeã mundial de 1958.
1946 – O primeiro Festival de Cinema de Cannes é realizado, tendo sido adiado sete anos devido à Segunda Guerra Mundial.
1960 – Inaugurada a TV Cultura, uma rede de televisão em São Paulo.
1982 – Os jogadores de futebol americano iniciam a greve de 57 dias durante a temporada de
1990 – Quarenta e cinco anos depois da divisão de Berlim ao fim da II Guerra Mundial, acontece a reunificação da Alemanha Ocidental com a Oriental.
2005 – Morre Simon Wiesentahl, sobrevivente do campo de concentração Birkenau e o mais famoso caçador de nazistas.
FOTO DO DIA: Na cena captada por Dana B. Merril, fotógrafo estadunidense contratado pelos construtores da ferrovia Madeira-Mamoré, a dura luta que ilhares de homens de dezenas de nacionalidades enfrentaram para cumprir o acordado pelo Brasil no Tratado de Petrópolis, a construção de uma ferrovia paralela às quedas d’água do Rio Madeira. Contra a força da natureza e o apavoramento dos burros de carga, o trabalhador tem de usar muita força para evitar que os animais desaparecessem nas selvas onde seriam presas fáceis para os grandes predadores.