Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 21 DE FEVEREIRO!
RONDÔNIA
Em 1966 – Chegam as primeiras viaturas do 5º BEC a Porto Velho (Gen. Bgda. Tibério Kimmel de Macedo, Eles não viveram em vão). Outro autor, também militar, Marceno Alvim Martins, em “A Amazônia e nós”, cita a data de 22 de fevereiro.
COMEMORA-SE
Em 1945 a tomada, pela força Expedicionária Brasileira, de Monte Castelo, a maior vitória da FEB na II Guerra Mundial; Dia Nacional do Imigrante Italiano. Dia Internacional da Língua Materna. Católicos lembram São Pedro Damião.
FATOS
1431 – Começa o interrogatório de Joana D´Arc, depois santa Joana d’Arc.
1848 – Karl Marx e Friedrich Engels publicam o Manifesto Comunista.
1878 – Publicada a primeira lista telefônica em New Haven, Connecticut.
1947 – Em Nova Iorque, Edwin Land demonstra a primeira “câmera instantânea”, a câmera Polaroid Land, em uma reunião da Optical Society of America.
1948 – César Lattes, físico brasileiro, isola o méson, nova partícula do átomo, transportadores da força que liga os prótons e os nêutrons no núcleo.
1991 – Morre Margot Fontayen, uma das três maiores bailarinas que o mundo já produziu.
FOTO DO DIA
O professor Angelo Angelin (de branco) chegou a Rondônia na metade dos anos 1970. Com amigos decidiram viajar pela rodovia BR-364 mas o dinheiro acabou e ele parou em Vilhena, onde depois se radicou sendo professor tanto nesta cidade quanto em Colorado do Oeste. Candidato a deputado estadual pelo PMDB, Angelin foi o último dos 24 eleitos para escrever a primeira Constituição estadual em 1983, sendo eleito 2º secretário da Mesa Diretora da Assembleia. Em 1985, quando da saída do governador Jorge Teixeira, Angelin foi “bancado” pelo ex-deputado federal Jerônimo Santana e tornou-se governador do Estado (10 de maio de 1985 – 15 de março de 1987). Em 1990 tentou e não conseguiu ser eleito senador, e sentindo-se abandonado retirou-se da vida política. Faleceu em 2017.