Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 21 DE MARÇO!
COMEMORA-SE:
Dia Mundial da Infância. Dia Internacional das Florestas. Dia Internacional da Síndrome de Down. Dia Mundial da Poesia. Dia Universal do Teatro e Dia Internacional para a eliminação da Discriminação Racial.
Católicos lembram São Nicolau de Flue, suíço.
FATOS:
547 – Morre o monge Bento de Núrsia, fundador da Ordem dos Beneditinos.
1557 – Primeira celebração da Ceia do Senhor sob o rito calvinista no Brasil.
1816 – D. João passa a assinar como D. João VI após a morte de D. Maria I.
1932 – Decreto do presidente Getúlio Vargas instituiu a Carteira Profissional, que em 1969 seria substituída pela Carteira de Trabalho e Previdência Social.
1955 – Nasce Jair Messias Bolsonaro, presidente da República em 2019.
1960 – Nasce Ayrton Senna, automobilista brasileiro.
1960 – Apartheid: Massacre de Sharpeville, África do Sul: a polícia abre fogo contra um grupo de manifestantes negros sul-africanos desarmados, matando 69 e ferindo 180.
1960 – Nasceu, em São Paulo, Ayrton Senna da Silva, piloto tricampeão de Fórmula 1.
1962 – Uma pincelada do desenhista Maurício de Sousa “nasce” a personagem Mônica.
1965 – Martin Luther King lidera 3 200 pessoas no início da terceira e finalmente bem-sucedida marcha pelos direitos civis de Selma até Montgomery, Alabama.
FOTO DO DIA:
Entre 1903 e 1907 Candido Rondon, a partir de 1956 patrono de Rondônia, chefiou a “Comissão de Linhas Telegráficas e Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas”, implantando o sistema de telegrafia com fio que em nosso Estado teve implantadas várias estações que depois seriam os embriões dos futuros municípios do Estado de Rondônia. O traçado serviu de base para que em menos de seis meses o presidente JK visse cumprido seu compromisso de construir, em 1960, o “outro braço da cruz”, a BR-029, depois 364. Das estações, em torno das quais cresceram importantes comunidades foram depois municípios: Vilhena, (Candeias) do Jamari, Presidente Pena (Ji-Paraná), Jaru (foto), Presidente Hermes (Presidente Médici), Ariquemes, Guajará-Mirim, Jacy-Paraná e Santo Antônio, as duas últimas fazem parte do município de Porto Velho.