Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 22 DE ABRIL!
ERREI: Foto de ontem – ao lado da professora Marise Castiel Geraldo Teixeira e Fernando Sadek.
COMEMORA-SE
522 anos de descobrimento do Brasil. Dia Nacional do Património Geológico. Dia Nacional da Tontura. Dia da Comunidade Luso-Brasileira, Dia do Planeta Terra. Dia do Agente de Viagem. Dia da Aviação de Caça.
Católicos lembram Santa Senhorinha Basto, Santa Maria Engraccia, São Sotero, São Caio e São Agapito, Santos Mártires de Nyon.
1929 – Logo após a instalação do município, são empossados os primeiros vereadores da Câmara Municipal de Guajará-Mirim, nomeados pelo governador Mário Correia da Costa: José Mendonça de Lima (presidente), Basílio Mago de Arsolino, José Solecindo dos Santos, Carlos Costa, Miguel Farias e Pedro Struthos.
BRASIL
1.500 – A esquadra de Cabral chega à costa baiana, está “descoberto” o Brasil.
1821 – Dom Pedro é nomeado príncipe regente do Brasil.
1985 – José Sarney toma posse como presidente do Brasil.
MUNDO
1418 — Encerra o Concílio de Constança e acaba o Grande Cisma do Ocidente.
1915 — Primeiro uso de gás venenoso numa guerra, atirado pelos alemães contra canadenses.
1970 — É comemorado o primeiro Dia da Terra (data da ONU).
1977 — Primeiro uso da fibra ótica como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados.
2016 — A ONU assina o Acordo de Paris para ajudar a combater o aquecimento global.
FOTO DO DIA
Ladeira em Colorado do Oeste, tempo em que a pequena vila ainda fazia parte de Vilhena, fase de muita disputa por um espaço, para os que vinham em busca de um pedaço de terra que poderiam chamar de “seus” e encontravam empresários, sem documentos, se dizendo donos. Final da década de 1970, a selva ainda se impunha sobre quem a desafiava, como fizeram os pioneiros que ali aportaram por volta de 1971 e ficaram cada vez mais atraídos pela beleza daquele solo vermelho. Importante papel, para buscar caminho que atendesse aos que não se cansavam de chegar, foi a sensibilidade do Incra, à frente o capitão Sílvio Gonçalves de Faria com a criação do Projeto Integrado de Colonização “Paulo de Assis Ribeiro” (Portaria 1.480, de 04.10.1973). Oito anos depois pela Lei nº 6.921 (16.06.1981), o presidente da República João Baptista Figueiredo elevou o distrito à condição de município e o governador Jorge Teixeira nomeou o morador João Nunes De Morais como administrador.