Por Lúcio Albuquerque
Zap – 69 99910-8325
22.2.23- BOM DIA!
COMEMORA-SE
Dia do Auxiliar de Serviços Gerais. 4ª feira de Cinzas – Início das Quaresma. Dia Internacional do Maçom.
Católicos celebram início da quaresma (data móvel). São Maximiano de Ravena, Santa Margarida de Cortona.
RONDÔNIA
1942 – A grande sensação do carnaval portovelhense foi a nova eletrola “supermoderna” comprada pelo clube Internacional, que deixava cair um disco após o outro.
1983 – A criação do Tribunal de Contas por decreto do governador Jorge Teixeira foi criticada pelo deputado Tomás Correia que entrará com uma ADIN no STF – A criação pelo governador é prevista pela Lei que criou o Estado.
1990 – Nota da Eletronorte: chuvas caídas sobre a região obrigaram abrir as comportas da hidrelétrica de Samuel, alagando áreas no município de Candeias.
BRASIL
1939 – O petróleo é descoberto no poço de Lobato, em Salvador.
1942 — Morre Stefan Zweig (n. 1881), jornalista judeu austríaco que imortalizou a frase “Brasil o país do futuro”, escritor e dramaturgo.
1989 – Criado o Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
MUNDO
1632 — Galileu Galilei publica “Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo”.
1996 — Papa João Paulo II promulga a constituição apostólica Universi Dominici Gregis, com novas regras para eleição de outros papas.
2017 — NASA descobre novo sistema planetário com sete exoplanetas (podem conter água líquida e vida).
FOTO DO DIA
Localizada aproximadamente a 45 KM de Porto Velho, pela rodovia BR-364 sentido sul, a hidrelétrica de Samuel, com capacidade de geração em torno de 216 MW, foi um projeto que teve participação de muitos governadores do Território que antecedeu ao Estado, e sua construção foi iniciada em 1982, no governo Jorge Teixeira, sob responsabilidade da Eletronorte.
Inicialmente sua operação servia mais a Porto Velho, mas em seguida passou a atender outras cidades. Em 1994, quando governador era Osvaldo Piana, foi estendido o sistema de distribuição, e pela primeira vez as cidades ao longo da BR-364, até a região central do Estado, tiveram luz elétrica confiável.
A partir de 2008 a hidrelétrica de Samuel ganhou duas “primas”, com as construções das de Jirau e de Santo Antônio, essas duas no município de Porto Velho, aproveitando a capacidade de geração do Rio Madeira, ambas com capacidades de MW muito maiores que a de Samuel (foto).
As três fazem parte do sistema nacional de geração de energia