Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 23 DE DEZEMBRO!
RONDÔNIA: 1980 – A antiga estação terminal da EFMM passa a ser o Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim.
1981 – Uma multidão, vinda de todos os quadrantes do Estado criado no dia anterior, faz imensa carreata para trazer, do aeroporto ao Palácio Presidente Vargas, o governador Jorge Teixeira, de Brasília, um dia depois da assinatura, pelo presidente Figueiredo, da Lei 41/81 que criou o Estado de Rondônia.
COMEMORA-SE: Dia do Vizinho no Brasil. Católicos lembram São João de Kent e São João Câncio.
FATOS:
1822 – Morre o religioso Frei Galvão, primeiro santo brasileiro.
1938 – Primeiro espécime vivo do celacanto, considerado extinto, foi encontrado na costa leste da África do Sul.
1948 – Executados em Tóquio sete líderes japoneses condenados por crimes de guerra pelo Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente.
1970 – A Torre Norte do World Trade Center, em Manhattan, Nova Iorque, com a altura de 417 m, torna-se o edifício, à época, mais alto do mundo.
1986 – O Rutan Voyager, pilotado por Dick Rutan e Jeana Yeager, aterrissa na Base da Força Aérea de Edwards, na Califórnia, tornando-se a primeira aeronave a voar sem parar ao redor do mundo sem reabastecimento aéreo ou terrestre.
1972 – Os 16 sobreviventes do desastre de voo nos Andes são resgatados após 73 dias, depois de terem sobrevivido por canibalismo.
FOTO DO DIA: Foi uma semana de muita tensão e festa: dia 19 o Congresso aprovou o projeto de Lei 41.1981 criando o novo Estado. Dia 22 a assinatura da Lei pelo presidente Figueiredo. Dia 23 o governador Jorge Teixeira chega de Brasília e acontece a maior comemoração popular até então ocorrida. A foto tem duas citações: que ocorreu no dia 19, em ato comemorativo à aprovação da lei criando o Estado, ou que foi na chegada de Teixeira, dia 23. Assinalados: 1 – Teixeira; 2 – Funcionária Heloisa Helena, 3 – jornalista Ciro Pinheiro, 4 – Chefe da Casa Civil Rochilmer Rocha, 5 – Jornalista Dalton Di Franco, 5 – Sec Administração Chiquilito Erse e 7 – jornalista Humberto Amorim.