Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 27 DE ABRIL
COMEMORA-SE
Dia da Empregada Doméstica. Dia Mundial do Design Gráfico. Dia Nacional do Auditor de Controle Externo. Dia do Kung Fu. Católicos lembram São Simeão, Santa Zita de Luca, padroeira das empregadas domésticas.
FATOS
1855 – Brasil e Paraguai firmam um Tratado de Amizade, Comércio e Navegação – 9 anos depois começou a “Guerra do Paraguai”.
1940 – Inaugurado o Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) em S. Paulo.
1945 – IIª Guerra Mundial: capturado o ditador italiano Benito Mussolini, fugindo disfarçado de soldado alemão.
1999 – Uma empresa do Canadá anuncia ter, via clonagem, o nascimento de 3 cabras idênticas, mesma técnica usada com a ovelha Dolly, em 1997.
2014 – Acontece o “Dia dos 4 Papas”: em ato concelebrado pelo papa emérito Bento XVI o papa Francisco canoniza os ex-papas quando João XXIII e João Paulo II.
FOTO DO DIA (1)
UM PRESIDENTE EM PORTO VELHO
No início década de 1930 o presidente Getúlio Vargas criou um contingente do Exército dividido em três locais do que hoje é Rondônia: em Porto Velho, Guajará-Mirim e Forte Príncipe da Beira. Em 1937 oficializou como ente maior a 3ª Companhia de Fronteiras, com sede em Porto Velho. Com isso ele solidificou a presença do Exército na região, hoje o órgão público com mais tempo de serviço entre nós, já completando 92 anos de atividade. A 3ª CIA passou depois a ser o CFAR – Comando de Fronteira Acre-Rondônia e a seguir 17ª Brigada de Infantaria de Selva. Em 1940 Getúlio Vargas se tornou o primeiro presidente a visitar Porto Velho, quando ficou de 11 a 13 de outubro em Porto Velho, o que certamente foi o maior tempo de um Chefe da Nação em território rondoniense. Dentre os muitos eventos daqueles dias, o presidente e sua comitiva visitaram e inspecionaram a 3ª Companhia, sempre ciceroneado pelo capitão Aluízio Ferreira, então diretor geral da ferrovia Madeira-Mamoré. A foto é do presidente no portão que dá acesso para a Rua José Bonifácio, no mesmo quartel onde se encontra atualmente o comando da 17ª. (Acervo Kerdy Luiz)
Outras cenas da visita do presidente Getúlio Vargas a Porto Velho estão no link “Fotos Históricas”
ARTIGO
No link Galeria, uma discussão entre o texto escrito e o texto lido. Leia o artigo “A Janela da escrita e dos livros”, do escritor William Martins (foto)
FOTO DO DIA (2)
Milhares de pélas de borracha descansam esperando o trem da Madeira-Mamoré, em Guajará-Mirim, no auge do I Ciclo da extração da hévea, entre 1879 e 1915. A necessidade de aumentar a produção levou a que nordestinos trazidos para a Amazônia para trabalhar nos seringais, invadissem território boliviano, gerando a “Guerra do Acre” o que foi resolvido com o Tratado de Petrópolis” que garantiu ao Brasil a posse do Acre, a construção da ferrovia Madeira-Mamoré e, em consequência, o que hoje é Rondônia. “No decorrer do primeiro ciclo da borracha (o II foi de 1943 a 1946), a região amazônica foi responsável por cerca de 40% de toda a exportação brasileira” (*).
(*) https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/ciclo-da-borracha