Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 29 DE JANEIRO!
COMEMORA-SE
Dia Internacional do Hanseanismo.
Católicos lembram São Pedro Nolasco, São Papias, São Constâncio, São Mauro, São Sulpício Severo e São Aafrates, São Gildas (ou Gildásio)
RONDÔNIA
1944 – O governador Aluízio Pinheiro Ferreira instala, numa sala do colégio Barão do Solimões (PVh), o Território Federal do Guaporé.
1976 – Sob direção do jornalista e advogado Rochilmer Rocha circula em Porto Velho o 1º número do jornal A Tribuna, com avanço tecnológico trouxe também uma novidade: mais de 95% da equipe não era funcionária pública.
BRASIL
1895 — Nasce o jornalista gaúcho Apparício Torelly, pseudônimo Barão de Itararé, tido como “pai” do humorismo brasileiro.
1905 — Morreu, aos 55 anos, o jornalista José do Patrocínio. Filho de escrava, o jornalista dedicou sua vida ao combate à desigualdade racial.
1966 – Nasce Romário campeão mundial de 1994 e senador.
MUNDO
1845 — “O Corvo” é publicado no The Evening Mirror em Nova Iorque, a primeira publicação com o nome do autor, Edgar Allan Poe.
1886 — Karl Benz patenteia o 1º automóvel a funcionar com gasolina.
1916 — Alemães bombardeiam Paris, o 1º ataque aéreo contra uma grande cidade.
FOTO DO DIA
Serra dos Pacaas Novos, no Parque Nacional “Pacaas Novos”, do alto do Pico do Tracoá, com mais de 1.800 metros de altura, o mais alto de Rondônia, a presença da turista em relação à imensidão da floresta e da beleza natural é praticamente nula. A serra fica em área do município de Campo Novo de Rondônia, que, como muitas outras regiões amazônicas surgiu de ocupação espontânea na década de 1960, no caso, “De um núcleo de garimpagem, onde foi construído um campo de pouso para pequenos aviões. O lugar passou a ter como referencial a nova pista de pouso e as pessoas denominavam o lugar de “Campo Novo” (*), município com mais de 1 mil nascentes de rios que abastecem as bacias dos rios Guaporé e Mamoré e população estimada (2021) em 15 mil pessoas, distante 350 KM da capital, Porto Velho, acesso pelas rodovias BR-364 e 425.
(*) https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/campo-novo-de-rondonia/historico